Leitura de notícia
Super Notícia ( Notícias ) - MG - Brasil - 29-11-2018 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Efetivação dos temporários será maior, e ainda tem vagas

Após datas festivas de 2017, 23% das contratações foram efetivadas; neste ano será 30%
A efetivação dos trabalhadores temporários, que vão atender ao aumento típico da demanda de fim de ano no varejo, deve ser maior em janeiro de 2019. De acordo com a gerente executiva do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas BH), Danielle Rocha, passada a crise, que impactou na contratação dos anos anteriores, o patamar do primeiro mês de 2019 deve chegar a 30%. "A efetivação do ano anterior foi de 23%", diz. Para ela, a sinalização de melhora da economia contribui para aumentar a quantidade de vagas temporárias, bem como a sua efetivação. No fim deste ano, a estimativa do Sindilojas-BH é de geração de 3.000 postos de trabalho temporário, total superior ao resultado de igual período de 2017, que foi de 2.000.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) prevê que Belo Horizonte terá o melhor Natal dos últimos quatro anos. O motivo para o otimismo é que a intenção de consumo cresceu. Levantamento da entidade indica que 66,6% dos consumidores irão presentear na principal data para o comércio, maior percentual desde 2014. Em 2017, 63,3% iriam às compras no mesmo período.

Para o economista da entidade, Guilherme Almeida, o mais importante é que as famílias percebam uma melhoria do cenário econômico, em relação ao ano passado, inclusive das taxas de emprego. "Assim, embora ainda demonstrem alguma cautela, a adesão às compras de fim de ano será maior", argumenta.

Com perspectivas melhores, os empresários do varejo se mostram dispostos a assinar a carteira do trabalhador temporário que se destacar no trabalho que, no geral, começa em novembro e vai até janeiro. "Eu gosto de reter os bons profissionais que posso encontrar entre os temporários. O trabalho temporário é de fato uma porta de entrada para a efetivação no mercado de trabalho", frisa o proprietário da Beco Acessórios, Gabriel Souza. Ele conta que neste mês passou a contar com uma pessoa a mais na equipe de vendas, e que ainda pode contratar um ou dois temporários. "Devo fazer as entrevistas nos próximos dias e os escolhidos já começam em seguida", diz.

A proprietária da loja de roupas femininas QBonita, Marly Gomes, diz que vai definir a contratação de um temporário na primeira semana de dezembro. "Vou avaliar o movimento", diz. Ela conta que, se o trabalhador temporário se sobressair, ela não descarta uma efetivação.

Na loja de brinquedos Brinkel, os 25 temporários vão começar a trabalhar na próxima quarta-feira nas áreas de vendas, estoque e embrulho de presentes. O proprietário da loja, Altair Rezende, conta que a seleção para as vagas começaram no início do mês. O empresário diz que, num primeiro momento, não tem a intenção de efetivar. Entretanto, se encontrar talentos, não descarta a possibilidade de contratar o temporário.

Metade dos empresários pode ampliar quadro de funcionários

A possibilidade de efetivação dos temporários de fim de ano chega a 50,4% das vagas ofertadas, conforme levantamento da de Belo Horizonte (-BH). Os empresários entrevistados pela entidade avaliaram essa possibilidade como "muito alta" ou "alta". "O alto percentual de empresas que consideram a efetivação dos temporários nos mostra que os empresários enxergam um cenário melhor para 2019 e que podem aumentar seu quadro de funcionários", analisa o vice-presidente da entidade, .

De acordo com o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Claret Nametala, cerca de 15% dos trabalhadores temporários são integrados de forma definitiva ao quadro das empresas. O dado positivo é que deve ter crescimento de 2,5% frente ao ano anterior.

Preparação

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas BH) oferece curso online gratuito para quem deseja preencher uma das 3.000 vagas temporárias neste fim de ano.

1.500 pessoas já participaram desse curso online, que pode ser feito pelo computador ou pelo smartphone.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.