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AMIS - Associação Mineira de Supermercados ( Notícias ) - MG - Brasil - 28-11-2018 - 10:14 -   Notícia original Link para notícia
Belo-horizontino pretende ir às compras natalinas, mas com tíquete médio menor

A tradição de ir às compras no Natal para presentear familiares e amigos será mantida pela maioria dos belo-horizontinos neste ano. De acordo com pesquisa realizada pela de Belo Horizonte (/BH), 74,4% dos consumidores irão presentear alguém. Entre eles, a maior parte (70,4%) pretende comprar até quatro presentes (no ano passado a média era de três).

Para o presidente da /BH, , a data possui um grande apelo emocional e o cenário econômico está melhor do que em outros anos, por isso as pessoas irão comprar mais presentes. "Ninguém quer deixar a data passar em branco, mesmo que seja com itens de menor valor, as pessoas buscam presentear", comenta Falci. "Este aumento no número de itens que serão comprados é um sinal positivo para o comércio, pois mostra que os consumidores estão otimistas com o futuro da economia em 2019", acrescenta.

Para os consumidores que não vão dar nenhum presente (25,6%), os principais motivos são: corte nos gastos (34,9%); falta de dinheiro (25%); desemprego (19,1%); endividamento (12,8%) e não comemora o Natal (8,2%). "Apesar de estarmos em um cenário econômico melhor, uma parte das pessoas ainda está com dificuldades financeiras, por isso estão optando por não consumir", explica o presidente da /BH.

Tíquete médio

Apesar do crescimento no número dos presentes, os consumidores estão planejando reduzir o valor desembolsado com cada produto. Neste ano o tíquete médio esperado é de R$ 87,80, redução de 18,6% em relação ao valor de 2018 (R$ 107,82). "Nesta data os consumidores costumam presentar várias pessoas, e para conseguir fazer isso sem se endividar eles estão optando por adquirir itens de menor valor. Parte dos belo-horizontinos ainda não recuperou totalmente seu poder de compra, que foi reduzido nos últimos anos, por isso eles seguem cautelosos no momento de consumir", comenta Falci.

Por faixa de preços, 65,3% dos entrevistados pretendem comprar presentes de até R$ 100 cada. As demais faixas de valor citadas são: de R$ 100,01 a R$ 150 (19,1%); de R$ 150,01 a R$ 200 (10,3%); de R$ 200,01 a R$ 250 (4,8%); de R$ 250,01 a R$ 300 (0,2%) e de R$ 300,01 a R$ 400 (0,2%).


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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