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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 28-11-2018 - 00:01 -   Notícia original Link para notícia
CDL aponta queda de 18,6% no tíquete médio

Os consumidores de Belo Horizonte vão reduzir os gastos neste Natal. Segundo levantamento realizado pela de Belo Horizonte (-BH), o tíquete médio do presente em 2018 ficará em R$ 87,80, uma queda de 18,6% em relação ao ano passado, quando o valor foi de R$ 107,82. Além disso, o número de pessoas que pretendem presentear apresentou queda, passando de 78,2% em 2017 para 74,4% neste ano. O que vai salvar a festa dos lojistas é que, neste ano, os clientes desejam comprar um número maior de presentes: em média, cada pessoa deve adquirir quatro presentes, enquanto no ano passado eram três.

Com isso, há uma expectativa de incremento de 3,1% nas vendas, com R$ 3,3 bilhões sendo injetados no comércio. Segundo o presidente da -BH, , há um "otimismo moderado" quanto à data. Ele ressalta o forte apelo emotivo da data comemorativa.

Segundo Falci, entre os fatores que estão travando resultados melhores neste Natal estão a lenta recuperação da economia, o atraso no pagamento do funcionalismo público estadual, o endividamento das famílias e os altos índices de desemprego.

O presidente da -BH pondera que, além de o governo de Minas estar atrasando o pagamento de salários, também está irregular quanto a repasses a prefeituras. Com isso, algumas administrações municipais atrasam os pagamentos de seus funcionários, o que também interfere no comércio do Capital.

Outro fator que gera impacto negativo é o endividamento das famílias. Falci explica que a inadimplência nessa época do ano tende a cair, devido ao pagamento da primeira parcela do 13ºsalário. Mas a tendência não foi confirmada neste ano. O mais recente levantamento divulgado pela -BH aponta alta de 1,22% da inadimplência em setembro deste ano na comparação com igual mês do ano passado.

Um indicativo de que o dinheiro anda curto é que, entre as 25,6% pessoas que disseram que não vão comprar presentes; 34,9% informaram ter tomado a decisão para cortar gastos; 25% disseram estar sem dinheiro; enquanto que 19% declararam estar desempregados.

Entre aqueles que vão fazer compras, o presente preferido são as roupas, opção citada por 29,1% dos consumidores. Também têm lugar de destaque na preferência dos consumidores calçados (19,2%); brinquedos (14,1%) e cosméticos (10,1%).

A grande maioria dos consumidores (71,7%) faz pesquisa de preço. Os principais atrativos na hora das compras são preço (26%); qualidade do produto (12,8%), bom atendimento (11%), promoções e sorteios (10%). Já as principais dificuldades encontradas são preço alto (26,6%); lojas muito cheias (20,7%), atendimento ruim (17,2%) e juros altos (10%).

Quanto à data para as compras, a época preferida, citada por 43,3% dos consumidores, é a primeira quinzena de dezembro. Já em relação ao local para consumo, as pessoas estão buscando comodidade e preferindo fazer compras perto de casa ou do trabalho. Segundo Falci, essa característica indica as dificuldades e alto custo da mobilidade.

Entre os que vão consumir, a maior parte (25%) disse que irá fazer compras em shopping centers próximos de casa. A segunda opção, com 23,9%, são as lojas de rua e centros comerciais perto de casa. Dos entrevistados, 20,9% disseram que farão compras perto do trabalho, em shoppings ou lojas de rua.

A forma mais usada de pagamento será o parcelamento no cartão de crédito, opção citada por 40,2% dos consumidores. Em seguida, vêm dinheiro (26,2%); cartão de débito (21,4%); à vista no cartão de crédito (11,9%) e parcelado no cheque (0,3%).

Comemorações - A grande maioria das pessoas entrevistadas (95,1%) irá participar de comemorações de Natal. A principal delas, citada por 84% das pessoas, é a ceia na própria casa ou na residência de parentes. O gasto médio com as comemorações será de R$ 111,33, valor que está 22% abaixo do registrado no ano passado, que era de R$ 142,81.

Neste ano, a já tradicional campanha "Natal de Prêmios", da BH, irá sortear um carro e dez motos. A cada R$ 70 em compras, o consumidor ganhar um cupom para concorrer aos prêmios. A promoção já começou e vale até 28 de dezembro.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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