Leitura de notícia
Portal O Tempo Contagem ( Últimas Notícias ) - MG - Brasil - 24-11-2018 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Black Friday se consolida entre datas comemorativas

Promoção importada dos Estados Unidos tem resultado próximo ao do Dia das Mães e do Natal
A Black Friday, evento de descontos que ocorre em todo país, é uma das datas mais importantes do varejo, no patamar do Dia da Mães e do Natal. Em alguns estabelecimentos, em especial os que comercializam eletrônicos e eletrodomésticos, chega a superar o Natal. É o caso da Via Varejo, segundo o gerente comercial da empresa, Sergio Grossi. "Estamos com muita expectativa, vamos fazer a maior Black Friday da história. A data consolidou-se no calendário, sendo a mais importante para o comércio", declarou.

As lojas que registraram movimento mais intenso em Belo Horizonte foram as de departamento e de cosméticos e perfumaria. Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (23) - algumas abriram as portas às 5h - as pessoas que buscaram ofertas enfrentaram filas e, pelo o que informaram à reportagem, encontraram bons preços.

"Está valendo a pena. Chegamos cedo e compramos produtos para casa e higiene pessoal. Enchemos o porta-malas do carro", disse a estudante Cassiana Costa, 15. Ela chegou ao centro da cidade às 4h da manhã.

Em uma das lojas, os consumidores enchiam sacolas de um mesmo produto. Os destaques ficaram para fraldas e produtos de higiene pessoal. Laysla Oliveira, 24, encheu os carrinhos com creme dental e shampoo e aproveitou para levar um forno elétrico. "O preço está bom para esses produtos. Ao longo do ano, há outras ofertas, mas é bom aproveitar a data específica", contou.

Já nas grandes redes de eletrodomésticos o movimento não foi tão intenso, tendo um aumento no contingente durante o horário de almoço.

O balanço total das vendas do comércio eletrônico deve ser divulgado neste sábado (24) pelo Ebit Nielsen. Na parcial, da manhã de sexta-feira, as vendas da Black Friday deste ano começaram em ritmo acelerado, já que o faturamento havia atingido quase metade do total do ano passado. Considerando as vendas feitas na última quinta-feira e nas primeiras sete horas desta sexta-feira, o faturamento do comércio eletrônico com o evento já atingiu 44% do que havia sido vendido nos dois dias inteiros de 2017.

O vice-presidente da de Belo Horizonte (-BH), , observa que o perfil de vendas da Black Friday e do Natal é diferente. "Na Black Friday, o foco é aproveitar as ofertas para comprar algo para você mesmo, se presentear ou comprar algo para a casa. Com isso, se destacam os eletrônicos e os eletrodomésticos, que tem maior valor agregado, além de outros itens de uso pessoal. Já no Natal, o objetivo é presentear os outros", observa o dirigente.

Ele ainda ressalta que alguns consumidores aproveitam os preços mais em conta para antecipar as compras de Natal, mas não é o principal objetivo. "A Black Friday vem crescendo ano a ano. Só que o Natal ainda é a data mais importante do varejo e que conta com a injeção do 13º salário", analisa.

Outlet

O movimento de uma loja de material esportivo, dentro de um shopping outlet, foi bastante intenso na manhã desta sexta-feira, formando filas longas com, segundo consumidores, duas horas de duração, em média. O educador físico Roberto Modesto, 39, aproveitou a oferta de 30% sobre os preços já mais baixos praticados pela loja. "Eu comparei os preços com 15 dias no mesmo lugar e eles realmente estão mais baixos. Com isso, empolguei e acabei comprando mais do que podia", comenta.

Desconto na fralda atraiu mães

Nas lojas de departamento e farmácias, um produto em destaque na Black Friday de 2018 em Belo Horizonte foi a fralda para bebês. Muitos consumidores compraram grandes quantidades do produto, aproveitado as ofertas oferecidas durante a promoção desta sexta-feira.

"Fralda é um produto necessário para a gente que é mãe, porém, é muito caro, qualquer promoção temos que aproveitar, pois gastamos muito", comemora a assistente administrativa Cláudia Gonçalves, 30.

Doces e bebidas

Outra gôndola que reuniu muitos consumidores foi a de doces. Chocolates e balas estavam em oferta. Em um loja, no centro da capital mineira, uma cesto contendo pacotes de bala rapidamente foi esvaziado. O produto, que normalmente, é comercializado por R$ 5, com a oferta da Black Friday era vendido a R$ 2.

Nos supermercados, muitas pessoas foram em busca dos baixos preços das bebidas, com destaque para vinhos, com descontos que chegavam de R$ 10 a R$ 20, em cima do valor normal do produto.

Volume

"Está valendo a pena. Produtos para casa, higiene pessoal. Cheguei de madrugada e comprei muita coisa. Enchi o porta malas do carro com compras."

Cassiana Costa

Estudante


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.