Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Especial ) - RJ - Brasil - 14-11-2018 - 11:11 -   Notícia original Link para notícia
Entrevista - Dmitry Bestuzhev: 'É possível parar um país com um simples ataque e destruir vidas'

"A computação quântica estará disponível, primeiro, para governos, militares e serviços de inteligência. E, então, ela será usada para quebrar sistemas que consideramos _ seguros" Dmitry Bestuzhev, Diretor do Laboratório Kaspersky


Asegurança cibernética vem sendo negligenciada e torna-se um desafio para uma sociedade cada vez mais conectada. Uma geladeira high-tech ajuda na organização doméstica, mas também abre mais uma porta para os "hackers". De olho no futuro, Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe global de Pesquisas e Análises do Laboratório Kaspersky, alerta sobre os desafios para a proteção de informações com o rápido avanço das novas tecnologias.



DIVULGAÇÃO


Nós vimos recentemente o surgimento de ataques em escala global, como o WannaCry. Para o futuro, o que podemos esperar?


Primeiramente, o WannaCry e o NotPetya eram basicamente códigos maliciosos e campanhas criados por Estados para provocar a interrupção de serviços e dispositivos. Para o futuro, nós podemos esperar campanhas e ataques similares. Apesar de não nos darmos conta, temos muitos serviços que dependem da tecnologia da informação, então, se um grupo quiser paralisar um país com um simples ataque, é possível. E sem chamar a atenção com a pirotecnia de uma guerra, mas com impacto capaz de destruir vidas e a economia de muitos países.


Dizem que a computação quântica - baseada em bits com maior capacidade de processamento que os tradicionais - vai tornar obsoletos todos os métodos de segurança que temos hoje. Este temor é real?


Parcialmente, sim, porque a computação quântica será capaz de quebrar algoritmos matemáticos impossíveis de quebrar hoje. Códigos como senhas e chaves serão muito mais fáceis de serem descobertos, então se tornarão fracos para a computação quântica. O que consideramos seguro hoje não será mais suficiente. É claro, isso não vai acontecer em breve, mas, quando essa tecnologia surgir, nós teremos que trabalhar em novos protocolos. As nossas tecnologias de proteção são criadas para as tecnologias atuais.


Como essa tecnologia poderá ser usada pelos hackers?


Para os "hackers", não será tão fácil. Eles não têm as capacidades para usá-la. A computação quântica estará disponível, primeiramente, para governos, militares e serviços de inteligência. E, então, ela será usada para quebrar sistemas que consideramos seguros. Ao mesmo tempo, o crime cibernético continuará focado no ataque a instituições financeiras e pessoas normais. Não importa que a tecnologia quântica esteja aqui, os caras ruins vão continuar roubando dinheiro de suas vítimas de formas idiotas, mas efetivas.


Com a internet das coisas, será possível manter nossos dados seguros, diante de bilhões de sensores conectados?


Temos, em todo o mundo, dispositivos conectados e construídos com vulnerabilidades. As companhias inovam em funcionalidades, mas negligenciam a segurança. Nós queremos essas novas tecnologias nas nossas vidas, mas não estamos prontos para deixá-las seguras. E, algumas vezes, nãoé vantajoso para o fabricante corrigira falha, porque,em seis meses, ele terá um novo dispositivo para vender.


E como você avalia a inteligência artificial?


É necessária, porque o número de ataques que processamos está aumentando. Para podermos analisar todos esses ataques, precisamos de tempo e poder de processamento e da inteligência artificial.


O que os consumidores precisam saber para


estarem preparados para as futuras ameaças?


Nós devemos entender que as futuras ameaças não irão incluir apenas computadores e telefones celulares, mas outras áreas como a lavanderia e a cozinha. Basicamente, qualquer lugar com um dispositivo eletrônico. E isso é assustador porque, quando temos um dispositivo conectado nas nossas redes, dentro das nossas casas, a única coisa que os "hackers" precisam fazer é um movimento lateral da cafeteira desprotegida para o computador, já que as duas coisas estão conectadas à mesma rede.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.