Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Especial ) - RJ - Brasil - 14-11-2018 - 11:16 -   Notícia original Link para notícia
Pequenas empresas, grandes alvos

Quase 60% dos ataques cibernéticos são aplicados em companhias de pequeno porte, diz especialista


"Os impactos são grandes: podem levar à falência. Cerca de 60% das pequenas empresas não conseguem manter o negócio por seis meses após o _ ciberataque" Yanis Stoyannis, gerente de Consultoria e Inovação de CyberSecurity da Embratel


Muitos empreendedores creem que tentativas de golpes virtuais são destinadas somente a empresas grandes, com receitas mensais bilionárias. Mas isso é um engano. E, segundo especialistas, nocivo: a ilusão faz com que donos de pequenos negócios deixem de investir em proteção como deveriam e ofereçam ambientes digitais mais fáceis de invadir aos criminosos.



ADRIANA LORETEPrevenir é melhor. 'Nunca me prejudiquei no trabalho porque faço backups de forma neurótica', diz a fotógrafa Amanda Nunes


- Relatórios mostram que 58% de todos os ataques cibernéticos são aplicados em empresas de pequeno porte, pois são menos protegidas e têm um nível de maturidade baixo. E os impactos são grandes: podem levar até à falência. Cerca de 60% das pequenas empresas não conseguem manter o negócio por seis meses após o ciberataque - diz o gerente de Consultoria e Inovação de CyberSecurity da Embratel, Yanis Stoyannis.


Um dos golpes mais comuns atualmente é o "sequestro de dados" por criminosos.


-O computador é infectado, e os dados, criptografados. Então, o criminoso cobra pelo resgate, mas, muitas vezes, nem após o pagamento a liberação é feita. Ter um backup externo é a única forma de reaver as informações - conta Ulisses Penteado, CTO na BluePex Security Solutions, empresa nacional de segurança da informação com foco em pequenas e médias empresas.


Amanda Nunes é microempreendedora individual (MEI) como fotógrafa. Proteger seus arquivos é, portanto, imperativo para manter o negócio em dia.


- Já perdi coisas pessoais, pois, como diz o ditado, "casa de ferreiro, espeto de pau". Umas viagens se foram. Mas nunca me prejudiquei no trabalho porque faço backups de forma neurótica -conta Amanda.


Melhor que remediar é prevenir. Segundo os especialistas, a segurança digital deve estar presente já no planejamento estratégico da empresa, com previsão da conscientização dos funcionários - a maioria dos crimes virtuais é favorecida por erros básicos, como abertura de um e-mail com um código malicioso - e recursos para investir em novas tecnologias. Não há, porém, uma receita completa que sirva a todos os negócios. As soluções devem ser escolhidas a dedo, de acordo com os ativos do negócio e o que cada um precisa realmente proteger .


E segundo Yanis, da Embratel, as ferramentas estão cada vez mais acessíveis:


- Existe a opção de pagar mensalmente por serviços, em vez de compra ruma licença desiste made antivírus, que gera ainda a necessidade de contratar um técnico para instalação e gastos com manutenção. No caso da Embratel, por exemplo, há serviços para baixar e gerenciar por nuvem, com suporte técnico incluso em 24 horas por dia.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.