Estado de Minas Online ( Lugar Certo ) - MG - Brasil | - 28-10-2018 - 10:37 - | Notícia original | Link para notícia |
Como Expandir o Seu Negócio? |
As pessoas investem e empreendem por propósito, mas também buscam retorno financeiro LUCIEN NEWTON Publicação: 28/10/2018 04:00
Quando um negócio começa a crescer e não consegue mais atender à demanda dos seus clientes, o primeiro comportamento da maioria dos empresários é logo pensar na expansão por meio de mais uma unidade própria. Esse é o pensamento mais "lógico" e imediato, como foi comprovado pela pesquisa da Endeavor, mas não necessariamente o mais estratégico. É impossível falar do mundo dos negócios e não falar em capital. As pessoas investem e empreendem por propósito, mas também buscam retorno financeiro. Segundo o Sebrae, no cenário empresarial existem dois motivos para empreender: a oportunidade e a necessidade. Já para a expansão os motivos principais geralmente são aumentar o retorno financeiro, inovar, aumentar a participação de mercado e sobreviver em um mercado competitivo. Dessa forma, para desenhar uma estratégia eficiente é preciso avaliar a disponibilidade de capital, levando em conta todos os custos, seja para abrir uma nova unidade, para montar uma franqueadora, desenvolvimento de novos produtos, entre outros. Uma empresa pode realizar a expansão com capital, próprio, de terceiros ou financiamento. A curva de aprendizagem que define seu nível de conhecimento, experiência e entendimento de mercado também pode oferecer bons indicativos para entender se é o momento certo para a expansão. É possível identificar se o crescimento no número de clientes é motivado pela sazonalidade, por algum evento específico e se realmente é necessário expandir o negócio. Por isso, a decisão sobre uma expansão empresarial é mais segura quando se atinge o ponto máximo de crescimento, verificado no planejamento estratégico. Do contrário, o empresário pode perder o foco da operação do negócio atual, levando à queda na qualidade dos produtos e/ou serviços e gerando a perda de clientes e prejuízos ao empreendimento. Ao minimizar os riscos da expansão por meio do planejamento, podemos entender qual o modelo mais vantajoso. As fusões e/ou aquisições oferecem vantagens, como a possibilidade de investir em uma operação já lucrando e cartela de clientes já formada. No entanto, os desafios também são grandes, como o capital investido, que precisará ser alto. Mas o maior desafio gira em torno do alinhamento de valores e adequação cultural da empresa que está sendo comprada, já que os colaboradores precisam compartilhar os valores da nova empresa e aprender as práticas padrões e que geralmente são as que trazem bons resultados para a operação. O empresário pode enfrentar resistência dos mesmos e queda na produtividade, se não houver compatibilidade com o novo líder. Também pode ocorrer resistência por parte dos clientes já consolidados que não aprovam a nova marca, seja pelo preço, pelo atendimento, entre outros. Além do mais, essa decisão não depende somente da empresa que deseja comprar, mas também da empresa que será comprada. O licenciamento de produtos, por sua vez, pode representar uma boa oportunidade para aumentar a presença de mercado e divulgar a marca. Mas essa não é uma opção para todos os negócios. Ademais, é um processo que envolve um rigoroso planejamento de logística e custos altos de abertura de mercado, além de ser um modelo que não permite padronização. Nosso quarto modelo é a expansão por meio de franquias. Esse modelo oferece como vantagens o equilíbrio entre os fatores custo, controle e crescimento. O modelo de franquias também exige investimento, mas é geralmente menor do que nos outros modelos, já que o empresário precisará investir na formatação e estruturação da franqueadora, mas não na operação. O modelo, se bem construído, garante a padronização dos serviços/ produtos e uma boa divulgação da marca. No entanto, os cuidados principais para a garantir a efetividade do modelo são: escolher bons franqueados, escolher uma empresa confiável para a formatação do negócio, realizar a expansão de uma forma gradual para que se tenha controle de todas as unidades, já que expansões muito agressivas acabam provocando uma falta de controle e insatisfação por parte dos franqueados que não recebem o suporte ideal para obter bons resultados na operação. Para analisar as vantagens e desvantagens de cada modelo é importante realizar uma análise aprofundada do negócio e um planejamento dos objetivos que pretendem ser alcançados com a expansão empresarial. Nenhuma palavra chave encontrada. |
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima). |
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013. |