Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil | - 28-10-2018 - 10:40 - | Notícia original | Link para notícia |
As multifaces do franchising |
O mercado brasileiro é cada vez mais variado em perfis de negócios e de franqueados. Conheça mais sobre o setor que, este ano, já faturou mais de R$ 6 bilhões só em Minas Laura Valente Publicação: 28/10/2018 04:00
Caito Maia, da Chilli Beans, quer chegar a 80 unidades este ano Exemplo dessa variabilidade em modelos de negócios vem da Chilli Beans, uma das maiores franquias do Brasil, que projeta faturar R$ 620 milhões este ano (contra os R$ 550 em 2017). O grupo aposta em quiosques e lojas de shopping e de rua. Só em Minas, são 77 pontos de venda (volume que representa 10% do faturamento da rede), com previsão da abertura de mais três até dezembro. A capital fica com a maior fatia, mas o interior também é representativo e o investimento em Passos e Montes Claros já é considerável, como explana Caito Maia, fundador da marca de óculos de sol, relógios e acessórios, criada em 1996. "O estado tem o maior número de lojas de rua, com atenção especial para a cidade de Passos, com excelente faturamento mensal. Esse é um formato em que temos apostado, especialmente em locais distantes dos grandes centros e em cidades do interior. Inclusive, há projetos para expandir esse modelo em cidades de até 200 mil habitantes, localidades em que o consumidor ainda tem uma relação muito forte com o consumo na rua, diferentemente do que ocorre nos grandes centros urbanos."
Sobre o novo nicho da cadeia do franchising - o investimento potencial em cidades fora dos grandes centros -, Caito Maia é taxativo: "O interior é excelente oportunidade de expansão para o mercado. Partindo do princípio de escalonagem, por exemplo, essas praças costumam ter custos reduzidos e oportunidade de demanda. O mercado ainda não é saturado de oferta, como nos grandes centros, e, se você faz a lição de casa e cuida da sua marca, da mensagem que ela representa e do relacionamento com o consumidor, sem dúvida, terá sucesso". Também os quiosques, modelo que, na marca, demanda investimento a partir de R$ 110 mil (com expectativa de retorno em 18 meses, em média), têm sido importantes para a ampliação da rede Chilli Beans. "Fomos a primeira marca de moda a usar o quiosque como recurso de espaço comercial, aproveitando o fluxo dos corredores dos malls, com menor investimento e proporcionando o contato do cliente com o produto. Atualmente, 40% dos nossos PDVs são no modelo e apresentam excelentes resultados."
Com história longeva, 69 anos de fundação, a Calçados Bibi (calçados infantis) apostou no franchising. Hoje, são mais de 100 lojas franqueadas, inclusive no exterior, com duas unidades, uma no Peru e outra na Bolívia. Além disso, a rede exporta com marca e design próprios para mais de 70 países. "Em Minas Gerais, a Bibi conta com oito unidades em operação, sendo quatro em Belo Horizonte, uma em Contagem, uma em Juiz de Fora, uma em Uberaba e uma em Uberlândia", diz Andrea Kohlrausch, diretora de franquias. Já a 5asec, maior rede de lavanderias do Brasil, conta com mais de 430 unidades espalhadas pelo país. Em Minas, são 25 unidades, com a expectiva de três novas até o ano que vem. Entre os diferentes modelos de negócios há loja tradicional (completa), loja-satélite (com maquinário reduzido) e ponto de coleta (sem máquinas, o franqueado deve ter uma unidade tradicional ou satélite para efetuar os serviços. Além disso, o investimento é bem menor). "O estado representa 5,57% dos negócios do país, ficando atrás apenas de São Paulo (55,68%) e do Paraná (6,03%). Minas é o segundo maior em faturamento, representando 5,99% do total brasileiro, e também é o segundo maior em volume de vendas, com 5,90%", afirma o diretor de franquias, Alex Quezada. A alimentação, segmento listado em segunda posição no ranking mineiro de franquias que mais crescem no estado, com 1.760 operações e 22,2% de representatividade no setor, é a aposta da rede Divino Fogão. Especializada em comida da fazenda, a marca conta com seis unidades em Minas, sendo quatro em Belo Horizonte, uma em Uberlândia e uma em Poços de Caldas. O plano de expansão da marca visa a abertura de mais cinco unidades nos próximos quatro anos. Entre as áreas de interesse, estão mapeados municípios como Ipatinga e Sete Lagoas. Todos os restaurantes da rede operam exclusivamente em shopping centers e tem o investimento inicial de R$ 800 mil. Nenhuma palavra chave encontrada. |
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima). |
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013. |