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O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 13-10-2018 - 07:27 -   Notícia original Link para notícia
Nachos entram na disputa pelo mercado de fast-food no país

Taco Bell pretende abrir 200 lojas no eixo Rio-São Paulo até 2027. Segmento tem registrado aumento da concorrência, com a chegada de marcas como a Popeyes, de frango frito


Tacos, nachos e burritos vão disputar espaço na bandeja do brasileiro no segmento de fast-food. No Brasil desde 2016, trazida pelo empresário Carlos Wizard Martins, a Taco Bell - com sede nos Estados Unidos e cardápio inspirado na cozinha mexicana - persegue a meta de saltar das atuais 23 unidades para 200 até 2027 em Rio de Janeiro e São Paulo. Na semana que vem, vai servir suas primeiras fajitas no mercado carioca, com a abertura de uma filial no BarraShopping.


MARCOS ALVESGosto local. Para disputar a preferência do consumidor, rede incluiu suco e batata frita no cardápio em São Paulo


O apetite pelo mercado brasileiro se justifica, afirmam especialistas do varejo de alimentos. -Há potencial para expansão no Brasil. A Alimentação fora do lar representa 28% do gasto do brasileiro. Em outros países, esse percentual é maior-explica Cristina Souza, diretora executiva da GS&Libbra do Grupo GS&Gouvêa de Souza.


DIVERSIFICAÇÃO DE MARCAS


Par afazer seu tempero ganhara preferência do consumidor brasileiro no segmento, as redes de fast-food estão diversificando as marcas.


- As redes têm feito movimentos importantes e bem agressivos. O próprio (Carlos Wizard Martins) adquiriu a operação de Pizza Hut e KFC, o que vai permitir uma série de sinergias aliadas às operações da Taco Bell. O Burger King do Brasil, por sua vez, está investindo na expansão da Popeyes no país (que abriu sua primeira loja em São Paulo nesta semana) evem avançando na cola do McDonald's, atrás de rentabilidade - pondera Rafaela Natal, da área de alimentação da consultoria AGR. Segundo Daniela Heldt, diretora de operações da Taco Bell no Brasil, o país tende a ser o segundo maior mercado da rede no mundo, depois do americano. Ela diz que já avaliam adotar o sistema de franquias no Brasil: -Tem um grande potencial geográfico, mas também de consumo. A estimativa é bater a meta de 200 lojas antes do previsto. Atualmente, a Taco Bell tem sete mil unidades, sendo 6.500 nos EUA. As demais estão espalhadas em 26 países, com maior presença em Canadá, Guatemala e Espanha. -No varejo, ter escala é importante, porque permite reduzir custo de insumos e serviços. Ter marcas pares sob uma mesma gestão é uma vantagem. Também adequamos o cardápio ao mercado. Em São Paulo, já incluímos os sucos, além da batata frita, que é hábito no país. No Rio, serviremos mate -conta Daniela.


O preço médio dos lanches fica na faixa de R$ 30. A loja do BarraShopping é a primeira de cinco que a Taco Bell planeja ter no Rio até o fim do primeiro semestre de 2019. Até o fim deste ano, mais duas serão abertas, nos shoppings Nova América, em Del Castilho, e Tijuca. Há também, continua Daniela, negociações em curso para inaugurar uma loja no Centro e outra no Botafogo Praia Shopping. O investimento médio varia de R$ 1 milhão a R$ 1,5 milhão por unidade.


Até aqui, todas as lojas são próprias, devendo chegar a 28 ou 30 no fim deste ano. Mas já há avaliação de franqueados. - Teremos um modelo híbrido de operação, com lojas próprias e franquias. E já estamos avaliando franqueados para a marca. Até aqui, nosso acordo com a Taco Bell na Califórnia nos faz detentores da marca nos estados do Rio e de São Paulo. Mas estamos negociando chancela para atuar em todo o país -diz a executiva.


Com aval para chegar a outros mercados do país, continua ela, os lanches devem chegar ao Sul, para depois expandir-se para os demais estados do Sudeste. Por fim, viriam Centro-Oeste, Norte e Nordeste.


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