Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 09-10-2018 - 00:15 -   Notícia original Link para notícia
Renovação política agrada o empresariado mineiro

O resultado do primeiro turno das eleições, no último domingo, deixou claro que o eleitor deseja a renovação dos quadros políticos. Essa foi a principal característica das votações, segundo sinalizaram ontem representantes de entidades empresariais ouvidas pela reportagem. Boa parte pontuou como positiva para o setor a disputa, em Minas, entre Zema (Novo) e Anastasia (PSDB). A polarização no cenário nacional e a diferença entre os resultados apontados pelas últimas pesquisas e o que, de fato, apareceu nas urnas, principalmente quanto ao governo do Estado, também foram ressaltadas.

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe comentou sobre a virada que o resultado para o governo de Minas trouxe frente as últimas pesquisas. "O lado positivo é que são dois bons candidatos. Minas estará em boas mãos", disse, referindo-se ao candidato do Novo, Romeu Zema, e o do PSDB, Antonio Anastasia, que disputarão o segundo turno das eleições.

As últimas pesquisas antes da votação apontavam que o segundo turno ocorreria entre Anastasia e o atual governador, Fernando Pimentel (PT). Mas Zema assumiu a dianteira, com 42,73% dos votos, e foi seguido por Anastasia, que conquistou 29,06% do eleitorado. Na avaliação de Roscoe, essas diferenças apontam que o sistema de realização de pesquisas tem que ser revisto.

Quanto ao quadro nacional, ele ressaltou que a polarização entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSC) e Fernando Haddad (PT) minou os concorrentes.

Presidente da Associação Comercial de Minas (ACMinas), Lindolfo Paoliello considera positiva a escolha, em Minas, entre Anastasia e Zema. "Em Minas, a derrota profunda do PT tem o efeito de uma realização coletiva e o que dela decorre, a escolha entre Anastasia e Zema no segundo turno soa como a escolha entre dois bons filmes", disse.

"Observando este quadro sob o ponto de vista do papel das lideranças empresariais, creio que elas prestarão um serviço valioso e mesmo histórico à sociedade e ao mercado, contribuindo para a articulação de Minas como "fiel da balança" do quadro político nacional", completou. Já quanto aos resultados do primeiro turno para a Presidência da República, ele considera preocupante, pela radicalização.

O presidente da de Belo Horizonte (-BH), , também ponderou que o resultado das pesquisas não retratou a realidade. Além da eleição para governador, ele citou os resultados para o Senado. Pesquisas apontavam a dianteira da candidata Dilma Rousseff (PT), que não foi eleita, ficando atrás de Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PHS).

"A gente percebe o desgaste do PT e do Fernando Pimentel com os problemas financeiros do Estado", pontuou. Para Falci, essa situação não é boa para o Estado e mostra fragilidade na gestão. Quanto ao quadro nacional, ele considera que também há uma busca de renovação. "Podemos ver a população querendo o diferente, como se fosse um voto de basta", disse.

Leia também:

Para Moody's, polarização aumenta desafios

Mercado financeiro reage com otimismo à votação de Bolsonaro

Desenvolvimento - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões também ressaltou que a ascensão do candidato Zema surpreendeu a todos, pois as pesquisas não detectaram tal movimento. "Mostra a grande vontade de renovação", disse. Ele considera positivo o resultado da eleição em Minas e considera que a alternância de dirigentes é importante para a democracia. "Os dois candidatos pensam mais em desenvolvimento", disse. O resultado nacional, na avaliação de Simões, também revela o desejo de mudança por parte do eleitor.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) divulgou nota informando que "vê com ótimos olhos" a disputa entre Zema e Anastasia. "Ambos os candidatos que concorrem no segundo turno têm competências ímpares", diz a nota.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.