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Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 03-10-2018 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Dia das Crianças nem chegou, e o comércio já mira o Natal

Varejo se prepara para período mais movimentado do ano, com datas tradicionais e Black Friday
O Dia das Crianças ainda não chegou, mas o varejo da capital já está se preparando para o Natal. Na rede de drogarias Araujo, por exemplo, o panetone, um dos símbolos do Natal, já está à venda. E quem quiser entrar no clima e decorar a casa para a data mais importante para o varejo já encontra produtos disponíveis. No hipercentro de Belo Horizonte, na Finacor Decorações, já é Natal. O proprietário, Jeosafá Boy Eller, conta que todo ano, entre o fim de setembro e o início de outubro, já coloca produtos natalinos na loja. "Em setembro já tem consumidores me cobrando os produtos", diz. Só que as vendas para a data se aquecem mesmo a partir de novembro.

Com mais lançamentos neste ano, o empresário aposta em vendas melhores. "As pessoas gostam de novidades. Os lançamentos são os itens que acabam mais rápido. No ano passado, foram poucos, por volta de 50. Neste ano, chegam a 600", conta.

A estimativa de Eller é de crescimento nas vendas de 5% a 10% frente ao Natal de 2017. "Há produtos para todos os bolsos, a partir de R$ 1,99. O Natal é uma data que traz a esperança para as pessoas", acrescenta.

A contadora Prisla Hossth é uma das apaixonadas pela data e planeja gastar mais com itens de decoração. "Todo ano tem novidades. Adoro enfeitar a casa. No dia 15 de novembro, a árvore já está montada", diz. Ela conta que gastou R$ 380 com decoração no ano passado. "Neste ano, sem contar uma árvore que estou 'namorando', devo gastar por volta de R$ 450", conta.

Termômetro

Para o coordenador do departamento de estudos econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Guilherme Almeida, apesar de o Dia das Crianças não impactar todo o varejo, o desempenho da data serve como um termômetro para o setor. Segundo levantamento da entidade, o período que envolve o Dia das Crianças afeta 36,6% das empresas do comércio varejista de Belo Horizonte. "É uma data voltada para um único público, as crianças, enquanto o Natal é mais eclético. A Black Friday vem se consolidando e serve também como termômetro para o Natal", analisa. Entre as empresas impactadas, 59% apostam em crescimento das vendas, percentual melhor que no levantamento de 2017 (56%).

E, enquanto o Natal não chega, o varejo conta mesmo com o Dia das Crianças, que deve movimentar R$ 2,22 bilhões na capital, conforme levantamento da de Belo Horizonte (-BH). A perspectiva é de alta de 1,83% nas vendas de outubro frente a igual mês de 2017. O percentual é menor que o verificado para a data comemorativa no ano passado, quando a estimativa era de alta de 1,98%.

Black Friday

Alta. O comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões com a Black Friday neste ano, crescimento de 15% em relação a 2017, conforme estimativa da Ebit/ Nielsen. Os pedidos devem registrar alta de 6,4%, e o tíquete médio deve ser de R$ 607,50.

Apelo emocional da data vai permitir pequeno crescimento

Sete em cada dez consumidores da capital pretendem presentear no Dia das Crianças, segundo a de Belo Horizonte (-BH). Em relação a 2017, houve uma queda de 9,8%, quando oito a cada dez consumidores presentearam.

O tíquete médio será de R$ 113,01, valor 6,7% menor em relação ao Dia das Crianças de 2017. "Essa redução é natural devido ao momento que vivemos, com muita gente desempregada e o funcionalismo público não recebendo em dia. Mesmo assim, teremos um pequeno crescimento, pois o Dia das Crianças é uma data muito emocional", diz o vice-presidente da -BH, .

O proprietário da Brinkel, Altair Rezende, estima que o tíquete médio deve ficar no mesmo patamar de 2017: R$ 100. A expectativa é que as vendas empatem ou, na melhor das hipóteses, possam crescer por volta de 5%. Já a rede Ri Happy estima tíquete médio de R$ 190, maior do que no ano passado, quando ficou em R$ 182. (com Queila Ariadne)


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança, Marcelo de Souza e Silva
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