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Edição do Brasil Online - MG ( Notícias ) - MG - Brasil - 28-09-2018 - 16:08 -   Notícia original Link para notícia
Dia das Crianças vai injetar mais de R$ 2 bi na capital

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O Dia das Crianças segue como uma das datas comemorativas mais lucrativas para o comércio. Segundo pesquisa divulgada pela de Belo Horizonte (/BH), a expectativa é de que R$ 2,22 bilhões sejam injetados na economia da capital.

O montante representa um possível crescimento de 1,83% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, esse percentual é menor que o de 2017, que foi de 1,98%. De acordo com o vice-presidente da /BH, Marco Antonio Gaspar, os números são reflexos de pagamentos atrasados e o acréscimo de juros no bolso dos consumidores. "Belo Horizonte depende muito do funcionalismo público, como os servidores estaduais têm tido problemas em receber o salário, acabam atrasando dívidas e pagando juros. Deste modo, as pessoas ficam com menos dinheiro para fazer compras extras", explica.

A indefinição do cenário político também atrapalha. "O fator do desemprego não tem melhorado e a economia acaba não deslanchando devido ao baixo investimento, sobretudo por causa das inconsistências políticas", avalia Gaspar.

Ainda assim, a maior parte dos empresários (41,1%) acredita que as vendas irão aumentar no Dia das Crianças deste ano. Entre eles, a maioria (34,8%) presume que o crescimento deve ser de 16% a 20%. Já 35,7% dos entrevistados esperam que as vendas sejam iguais as de 2017 e 23,2% consideram que o resultado deve ser pior. No ano passado, o percentual de lojistas pessimistas era menor, apenas 11,3%.

Aposta nas redes sociais

A divulgação dos produtos pelas redes sociais e decoração da loja estão entre as principais estratégias dos empresários para alavancar as vendas. Para 43,7% dos lojistas, Facebook e Instagram têm sido as formas mais eficientes para expor os itens e chegar até os consumidores. "Esses canais são os mais utilizados devido ao seu baixo custo de investimento e alto retorno junto aos consumidores", comenta o presidente da /BH, . Em seguida aparece a decoração da loja (18,7%) como a melhor forma para atrair mais clientes.

Comerciante há 42 anos e proprietário de uma loja de brinquedos no bairro Padre Eustáquio na capital, Altair Rezende tem apostado nessas estratégias para alcançar os resultados previstos na data. "Além da divulgação nas redes sociais, fizemos uma reforma na loja para deixá-la mais bonita e com muitas cores. A expectativa é que esse ano seja parecido com o do ano passado. Como a economia continua conturbada e o desemprego alto se empatar com ano passado, já consideramos um bom resultado", avalia.

Na sua experiência com o consumidor, ele pressupõe que o cartão de crédito parcelado será o método de pagamento mais utilizado. "Acreditamos que 20% das vendas aconteçam em dinheiro, 20% em cartão de débito e 60% do cartão de crédito, que pode ser dividido em até 6 vezes".

A maior parte dos empresários, de acordo com a pesquisa, concorda. Para a maioria (57,1%), a forma de pagamento mais utilizada para as compras será a parcelada, no cartão de crédito, em até 3 vezes. As demais formas citadas pelos empresários foram: à vista no cartão de crédito (23,2%); cartão de débito (12,5%); dinheiro (5,24%) e parcelado no cartão da própria lo ja (1,8%).

Os queridinhos

O levantamento da /BH apontou que as roupas (29,2%) e os brinquedos (27,7%) devem ser os itens mais procurados pelos consumidores na hora das compras para presentear. Em seguida estão: calçados (9,4%); jogos (7,4%); cestas/chocolates (5,9%); material esportivo (4%); bichos de pelúcia, almofadas; bicicletas (2%); eletrônicos (1,5%); móveis infantis (1,5%) e livros (0,5%).

Apesar de não passarem a data em branco, a criançada deve ganhar apenas um presente. Segundo a pesquisa, 97,6% dos comerciantes acreditam que os consumidores irão comprar um produto, dentro do tíquete médio de R$ 106,25.

Leíse Costa

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Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
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