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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 26-09-2018 - 00:05 -   Notícia original Link para notícia
Dia das Crianças injetará R$ 2,22 bi na Capital

Uma das datas comemorativas mais aguardadas no segundo semestre, o Dia das Crianças deve injetar R$ 2,22 bilhões no comércio da capital mineira, com expectativa de crescimento de 1,83% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado segundo projeção divulgada ontem pela de Belo Horizonte (/BH).

O percentual de aumento, levemente menor que o de 1,98% registrado em 2017, é associado pelo vice-presidente da /BH, Marco Antônio Gaspar, à lenta retomada da economia e à indefinição do cenário político.

"Nosso ritmo de crescimento diminuiu em relação ao ano passado, mas ainda demonstra otimismo por parte dos empresários. O cenário de eleições deixa os lojistas temerosos em relação a investimentos e contratações, por isso que a expectativa não é tão grande", afirmou Gaspar.

Segundo a pesquisa da /BH, que ouviu 268 lojistas, 41,1% dos empresários acredita que as vendas vão aumentar no Dia das Crianças deste ano. Entre eles, a maioria (34,8%) afirmou que o crescimento deve ser de 16% a 20%. Já 35,7% do total de entrevistados esperam que as vendas sejam iguais às de 2017 e 23,2% consideram que o resultado deve ser pior.

O percentual de lojistas pessimistas no ano passado era menor, apenas 11,3%. Fatores como o desemprego ainda elevado e o crescimento da inadimplência têm abalado a confiança dos empresários e as percepções em relação às vendas da data.

"É um otimismo cauteloso. Ainda temos uma taxa de desemprego muito alta e a renda não aumentou muito. Outro grande problema é o atraso dos salários dos servidores públicos, que faz com que muitos consumidores tirem dinheiro que estava disponível para consumo, para quitar dívidas ou juros", explicou.

Essa cautela pode ser confirmada pela redução na expectativa do tíquete médio em relação ao Dia das Crianças do ano passado. Os empresários acreditam que valor médio das compras dos belo-horizontinos será de R$ 106,25, enquanto em 2017, o tíquete médio esperado era de R$ 149,23.

O levantamento apontou ainda que, para 57,1% dos empresários, a forma de pagamento mais utilizada será a parcelada, no cartão de crédito, em até três vezes. As demais formas de pagamento citadas foram à vista no cartão de crédito (23,2%); cartão de débito (12,5%); dinheiro (5,24%) e parcelado no cartão da própria loja (1,8%).

Entre os itens mais procurados na hora de presentear, as roupas devem superar os brinquedos, segundo os empresários. Para 29,2% dos entrevistados, os consumidores vão optar por dar roupas, enquanto 27,7% apostam nos brinquedos como presentes. Em relação ao número de presentes, a maior parte dos empresários (97,6%) acredita que os consumidores vão adquirir apenas um produto.

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Estratégias - As liquidações e promoções estão entre as principais alternativas para alavancar as vendas no Dia das Crianças na opinião de 64,9% dos lojistas. Além disso, 11,3% citaram o atendimento qualificado e 7,1% afirmaram que o aumento do emprego para os consumidores são fatores que podem influenciar no momento da compra.

Por outro lado, as opções que podem prejudicar as vendas, segundo os empresários, são desemprego (42,9%); falta de agilidade e cordialidade no atendimento (31%); crise financeira/econômica (14,3%) e o aumento do preço de produtos (5,4%).

Na opinião de 23,6% dos comerciantes, a divulgação dos produtos é a principal alternativa para impulsionar as vendas no Dia das Crianças e o principal meio utilizado para isso serão as redes sociais. Para 43,7% dos lojistas, essa tem sido a forma mais eficiente para expor os itens e alcançar mais consumidores.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
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