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O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 22-09-2018 - 08:09 -   Notícia original Link para notícia
De olho nos preços

Conversão para kit gás cresce 40% no Rio





"As pessoas levam em conta a questão financeira. Observei aumento de 25% nas conversões só com motoristas que não usam o carro como instrumento de trabalho"
Roberto Palma, gerente da Gazcar 2000



A alta do preço da gasolina, aliada ao desconto no IPVA, fez disparar o número de veículos no Rio convertidos ao Gás Natural Veicular (GNV). De janeiro a julho deste ano foram registradas 52.299 adaptações, 40% a mais que no mesmo período do ano passado. Câmbio automático, direção hidráulica, airbag e... kit gás. Antes associado a motoristas de táxi e aplicativos, o uso de Gás Natural Veicular (GNV) vem crescendo no Rio até entre donos de modelos mais modernos, que tentam escapar da disparada no preço da gasolina e, de quebra, ter redução no IPVA.



MARCOS RAMOSAlívio. Monique Quinteiro, que mora em na Barra e trabalha em Bonsucesso, fez a conversão há uma semana e já sente impacto no bolso



De janeiro a julho, 52.299 veículos foram convertidos para GNV no Estado do Rio, uma alta de 40% em relação aos 37.266 do mesmo período do ano passado. Os dados são da CEG, que fornece, em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás (Ctgás), o Selo Oficina 10. O selo é usado para indicar ao motorista que o local de conversão é seguro. A administradora Monique Quinteiro trocou de carro este mês, para uma picape Fiat Toro zero quilômetro, e a primeira coisa que fez com o veículo foi convertê-lo para GNV. Morando na Barra e trabalhando em Bonsucesso, ela conta que o gasto com gasolina era exorbitante: -A gasolina está muito cara e continua subindo. Com R$ 24 de gasolina, só conseguia ir e voltar do trabalho. Agora, coloco R$ 18 de GNV e faço o mesmo trajeto duas vezes. Embora tenho feito a conversão há pouco mais de uma semana, já sinto alívio no bolso. Ela também costuma usar o carro para ir à Região dos Lagos nos fins de semana: - Gastava, em média, R$ 400 só com combustível. Agora, imagino que essa despesa caia em torno de 40%. Além disso, terei redução no valor que pago de IPVA. O investimento para instalar o kit gás vai ser compensado em pouco tempo. No Rio, a alíquota de IPVA para veículos de passeio movidos a GNV é de 1,5%. Já para aqueles que usam gasolina ou álcool, 4%. Segundo a mais recente pesquisa de preços da ANP, o litro da gasolina, no Rio, custa, em média, R$ 4,99. Já o GNV, R$ 2,74. Segundo os cálculos de Ricardo Macedo, professor de Finanças do Ibmec/RJ, admitindo que um metro cúbico de GNV seja suficiente para andar 13 quilômetros, e um litro de gasolina, para dez quilômetros, caso o motorista rode 1.500 quilômetros por mês, a economia ao abastecer com gás será, em média, de R$ 430. Se a média de rodagem for de mil quilômetros por mês, a economia será de R$ 288.



VEÍCULO DE LUXO COM GÁS



Nas oficinas que fazem a conversão para GNV do Rio, o número de pedidos aumentou, influenciado por um público que até pouco tempo atrás não era habitual: os motoristas de carros particulares. Roberto Palma, gerente da Gazcar 2000, notou um crescimento de um quarto neste tipo de mudança para GNV. -As pessoas levam em conta a questão financeira e optam pela troca. Observei aumento de 25% nas conversões este ano só com motoristas que não usam o carro como instrumento de trabalho - conta Palma. -As conversões de táxis ou carros de motoristas de aplicativo, que rodam muito, se mantêm alta, no mesmo patamar de 2017. O GNV se mantém mais econômico do que a gasolina apesar de seu preço ter subido mais este ano. O metro cúbico do gás saiu de R$ 2,27 para R$ 2,74, alta de 20%. Já a gasolina saiu de R$ 4,54 para 4,99, aumento de 10%. Um dos receios dos motoristas é a possível perda de potência do veículo. Segundo o professor de engenharia Paulo Pêgas, do Ibmec/RJ, os primeiros kits realmente afetavam o desempenho do veículo. Mas, com o aprimoramento da tecnologia, essa questão foi sendo resolvida: - Com as primeiras gerações do kit gás, o carro chegava a perder cerca de 20% de potência. Mas, com o desenvolvimento de tecnologias, os novos kits representam perda de cerca de 3%. É algo pequeno comparado à economia que o motorista tem ao abastecer com GNV. As montadoras começam a testar modelos que já saem de fábrica movidos a GNV. É o caso da Audi com o seu A5. No sedã de luxo, há um tanque que comporta 25 litros de gasolina e quatro cilindros de armazenagem (entre 21 e 22 metros cúbicos) de gás natural. O veículo ainda não é comercializado no Brasil, mas a empresa estuda vendê-lo aqui a partir de 2019. Especialistas estimam que o preço para o modelo da Audi que já sai de fábrica com GNV fique em torno de R$ 216 mil.


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