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O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 08-09-2018 - 10:33 -   Notícia original Link para notícia
Após 3 anos de crise, Expansão volta à mesa

Expectativa é que número de aberturas de restaurantes e bares no Rio supere o de fechamentos neste ano, diz CNC


Osetor de restaurantes no Rio de Janeiro deve fechar 2018 no azul. Será a primeira vezem três anos que o número de aberturas deve superar o de fechamentos tanto no Estado quanto na capital. Entre 2015 e 2017, lev andoem conta o que foi inaugurado e as casas que fecharam as portas, o saldo líquido ficou negativo em 6.800 estabelecimentos. A previsão faz parte de um estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) apedido do GLOBO. A tendência de recuperação deve ganhar força a olongo deste segundo semestre, coma expansão de diversos grupos empresaria isque passaram a investir em cardápios mais em conta, reflexo de um modelo de negócios baseado em corte de custos e negociação com fornecedores.


MARCOS RAMOSCrescimento. Branca Lee (à esquerda), Paula Prandini e Iona Rothstein acabaram de inaugurar a terceira unidade do restaurante Empório Jardim, no Rio


Segundo a CNC, a melhora vem ocorrendo de forma gradual. No primeiro semestre de 2017, o estado do Rio contabilizou um saldo líquido negativo, com 1.082 restaurantes fechados. No mesmo período deste ano, esse número foi reduzido para 123 estabelecimentos encerrados. Na cidade do Rio, o movimento foi semelhante: caiu de um número negativo de 760 casas que fecharam para apenas 49 estabelecimentos encerrados. - O Rio vai chegar no fim do ano com saldo positivo. Há uma tendência de recuperação. Um dos indicadores que ajudam a explicar essa situação de equilíbrio é preço, cuja alta perdeu força - explica Fabio Bentes, economista-chefe da CNC. Foi justamente um modelo baseado no preço que vem norteando o plano de negócios do Grupo Noz. Dono do restaurante Mamma Jamma, de pizzas, com quatro lojas, a empresa abriu duas unidades este ano e pretende inaugurar mais três casas em 2019. Além disso, o grupo criou um aversão mais enxuta, chamada Little Mamma. Os investimentos já chegaram a R$10 milhões, diz Marcello Poltronieri sócio do Grupo Noz: -Quando acrise começou a ganhar força, passamos a cortar os custos, pois sabíamos que as pessoas iam optar por algo mais barato. E nos posicionamos para um mercado mais qualificado. Não temos ketchup aqui.


OPERAÇÃO ENXUTA


Também no ramo de pizzas, a Pappa Jack abriu duas unidades em oito meses com investimento de R$ 3,8 milhões, aponta um dos sócios Mones Musieracki: - Estamos investindo porque acreditamos na recuperação. E, quando isso acontecer, estaremos fortalecidos no mercado. Além dos projetos que temos em pauta, estamos estudando novas unidades. Mas a expansão envolve diferentes áreas gastronômicas. A empresária Paula Prandini decidiu abrir a segunda unidade do Stuzzi, especializado em


tapas italianas. Além disso, ela, com as sócias Branca Lee e Iona Rothstein, inauguraram o terceiro Empório Jardim, que une bistrô e padaria: - Aproveitamos os valores mais baixos de pontos e aluguéis. Quando acidade e o país estão em crise, as pessoas escolhe monde vão gastar seu dinheiro e priorizam a experiência paranã ose arrependerem. Are dede hambúrguer Black Beef, presente em sete cidades no país, inaugurou seu primeiro restaurante no Rio no mês passado. Nos planos, que devem consumir R$ 2,5 milhões em investimento, estão mais duas casas com modelo econômico, diz João Paulo Gomes, sócio da empresa. - Criamos um conceito de autosserviço, com poucos funcionários, e todos os materiais descartáveis. Temos equipe específica em negociar pontos. Isso tudo permite deixar o preço menor, ideal para atrair clientes. Em 2017, tínhamos 4 espaços. Este ano vamos chegar a 25 em todo o país. Para o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e sócio da Acomp Consultoria, Antonio César Carvalho, o setor decaiu por conta da violência e da crise no Estado, que resultou no atraso do pagamento dos funcionários públicos. - O Rio sofreu mais que o resto do país. Mas, por outro lado, há uma vocação para turismo e lazer. Por isso, vemos reação. Mas é preciso estudar o mercado e fazer um plano de negócios. Assim, o Grupo Alento também decidiu renegociar com os fornecedores para ganhar


escala para os 54 restaurantes das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa. Para Luiz Felipe Costa, sócio da empresa, a estratégia envolveu a contração de chefs para criar diferentes pratos para as marcas. - Mudamos conceito e investimentos em lançamento. Vamos abrir oito casas este ano. No ano passado, andamos de lado, mas este anoa situação começa a melhorar. Espero alta de 8% na receita. Após comprar um espaço em Ipanema em 2016, o Talho Capixaba vai inaugurar a terceira unidade em 2019. O tempo, diz o sócio Beto Abrantes, foi maior que o previsto, pois acrise postergou a abertura:


- Fizemos as coisas sem pressa. Decidimos esperar o pior da crise passar. Acasa vai seguir a proposta das outras duas unidades, com cardápio diverso e preços a partir de R$ 18.


'HÁ POTENCIAL'


Com 21 lojas, a Porto do Sabor, especializada em comida saudável, pretende abrir 17 lojas até 2019. Segundo Arlete Wolfram, fundadora da empresa, a estratégia foi criar um cardápiovoltado para pessoas que buscam alimentação saudável a preços menores. - Estou crescendo com esse conceito. Por isso, vou investir mais de R$ 1 milhão em uma nova fábrica na Zona Oeste para atender à demanda da rede -diz ela. Algumas casas recentes já estão indo para a segunda unidade. É o caso do italiano Ino, que vai investir R$ 2,5 milhões, com menu a R$ 56. -Cuidamos de cada detalhe para não onerar o preço. A operação é complicada, ainda mais em tempos de crise - destacou o sócio Paulo Ouro Preto.


No Jardim Botânico, o Maguje levou três anos para ser aberto e consumiu investimentos de R$ 7 milhões, diz o sócio Harrison Baptista: - Poderia ter parado o projeto no meio, quando a crise começou a se instalar, mas acho que há potencial no Rio.





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