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O Globo Online (RJ) ( Brasil ) - RJ - Brasil - 28-08-2018 - 08:41 -   Notícia original Link para notícia
Start-up no país também é coisa de quem tem mais de 40 anos

Empreendedores nesta faixa etária lançam 38% das empresas inovadoras no Brasil. Vontade de ter o próprio negócio contribui


t ar t-upé ono meda doa empresas recém-inauguradas que se propõem a colocar de pé ideias "fora da caixa", capazes de mudar o jeito tradicional de fazer uma atividade. O lançamento desses negócios, diferentemente do que muita gente imagina, não é exclusividade de jovens.



Estudo da Federação das Indústriasdo Estado de São Paulo( Fiesp ), obtido pelo GLOBO,mos traque 38% dasst ar tups brasileiras sã ode pessoas com mais de 45 anos. Outro levantamento recente do instituto americano de tecnologia MIT mapeou as start-ups abertas na última década e concluiu que as que tiveram alto crescimento foram fundadas por quarentões.


No Brasil, entre os motivos que levam uma pessoa com mais de 40 anos a abrir seu negócio estão a vontade de tirar do papel uma ideia ou o cansaço da vida corporativa, aponta Sylvio Gomide, diretor do Comitê Acelera Fiesp, responsável pelo levantamento das start-ups.


É justamente com este contexto como cenário que Carlos Gamboa abriu a Fisher aos 45 anos, uma fábrica de start-ups B2B (de empresa para empresa) do setor financeiro. Formado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com experiência em altos cargos executivos em bancos, gestoras de financiamentos e fundos, Gamboa decidiu montar seu negócio no ano passado.


- Tinha uma experiência valiosa e uma condição financeira interessante. No fim de 2016 me juntei ao Gustavo Muller, ex-sócio da XP, e sabíamos que aperfeiçoar os serviços de produtos financeiros mal feitos poderia virar um negócio de muito sucesso. Então, montamos a Fisher -contou.


EXPERIÊNCIA E MERITOCRACIA


Hoje, a Fisher tem em seu portfólio, avaliado em R$ 50 milhões, cinco start-ups que reinventaram ou aperfeiçoaram o jeito de investidores procurarem oportunidades no segmento imobiliário ou


de bons pagadores conseguirem um crédito.


O estudo do MIT afirma que a "principal descoberta é que empreendedores de sucesso são de meia-idade, não jovens" e completa: "os fundadores com pouco mais de 20 anos têm menor probabilidade de criar uma empresa que cresça".


Na visão de Gomide, da Fiesp, é justamente o histórico do empresário com mais de 45 anos que ajuda no desenvolvimento de soluções mais propícias ao sucesso. Por outro lado, os jovens podem ter ideias acentuadamente disruptivas, como foi o caso de Mark Zuckerberg ao criar o Facebook, quando tinha 20 anos, e praticamente inaugurar o segmento de mídias sociais.


-A vantagem de uma startup é a agilidade. Há ainda uma informalidade, os organogramas são diferentes, o presidente é acessível, há meritocracia. Esse espírito veio para ficar e é bom para todo mundo -afirmou Gomide.


Depois de trabalhar mais de 40 anos na indústria de transformação, Paulo Roberto Rocha, hoje com 63 anos, investiu R$ 600 mil para desenvolver a MRP Smart Solutions, que é uma plataforma de digitalização de processos feitos manualmente nas fábricas que trabalham sob demanda. O objetivo principal da plataforma é ampliar os níveis de produtividade industrial.



-Tenho a ideia de montar essa empresa desde 1998, quando nem existia o termo start-up. Com a crise me impossibilitando a recolocação profissional, decidi desenvolver meu negócio. Quero trabalhar por pelo menos mais dez anos e deixar a empresa para os herdeiros.


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