Leitura de notícia
TV Terra Viva Online ( Notícias ) - SP - Brasil - 22-08-2018 - 17:06 -   Notícia original Link para notícia
Em 2050, Brasil será 6º país com a maior população idosa

Longevidade - A população acima de 60 anos movimenta um mercado de R$ 1,6 trilhão, por ano no país, com perspectiva de crescimento. Afinal, conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos deve superar o de crianças e jovens de até 14 anos em 2031. E, em 2050, o Brasil deve ser o sexto país com mais idosos no mundo, que devem representar 20% do consumo nacional.

Apesar do crescimento, as empresas não se prepararam para o chamado "mercado prateado", conforme a cofundadora da Pipe.Social e uma das coordenadoras da pesquisa "Tendências do mercado prateado de Minas Gerais", Lívia Hollerbach.

O levantamento conduzido pela Pipe.Social e Hype 60 foi divulgado nesta terça- feira (21) pela de Belo Horizonte (-BH). "É um verdadeiro tsunami, um mar de gente, que as empresas não sabem tratar. Elas não falam com os idosos, tanto que eles não se identificam com marcas como acontece com os jovens. Aliás, os prateados nem sequer se identificam com a nomenclatura de idoso", observa.

A executiva da Pipe.Social, outra coordenadora da pesquisa, Mariana Fonseca, ressalta que os idosos de hoje têm um estilo de vida e hábitos de consumo que eram, há três décadas, associados aos jovens. "Namoram online, continuam curtindo rock e buscam aprimoramento intelectual e profissional. A definição de idoso está ultrapassada", diz.

O recorte local da pesquisa mostra que a minoria dos mineiros entrevistados, 10% do total, acha adequada a palavra "idoso" para definir uma pessoa com mais de 60 anos. A cada três mineiros, um com mais de 55 anos, aponta o termo "maduro" como a melhor nomenclatura para classificar os com mais de 60 anos.

O presidente da -BH, , ressalta que essa parcela da população vem crescendo de forma acelerada. E que está superando as estimativas, como a do IBGE, que apontava que o Brasil alcançaria 30 milhões de idosos em 2025, marca já atingida neste ano. Número maior que o de crianças e adolescentes, 18,8 milhões, conforme a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

"É um público grande que a cada dia vai se tornar maior. A longevidade vem aumentando, e a quantidade de nascimentos vem reduzindo. Logo, a concentração de tudo vai ficar mais em cima dessa faixa. A -BH quer conhecer melhor essa parcela da população, saber o que pensa, como age, o que quer, bem como seus hábitos de consumo", diz.

Com base no estudo, a entidade do varejo vai iniciar um trabalho para qualificar melhor seus associados, comerciantes e prestadores de serviços.

Abrangência

Números. O levantamento ouviu 277 pessoas com idade a partir de 55 em Minas Gerais. A pesquisa inclui outras quatro capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre.

Dependência dos %uFB01lhos incomoda

Ao mesmo tempo em que a população com mais de 60 vem crescendo, comprar é um processo menos prazeroso, em especial a partir dos 65 anos, conforme o levantamento "Tendências do mercado prateado de Minas Gerais". Entre 55 e 64 anos, a questão fazer compras foi respondida como um momento de prazer por 49% dos mineiros entrevistados. O percentual cai para 36% entre os que têm mais de 65 anos.

A falta de estímulo para o consumo deve estar associada à queda na renda. Para 48% dos entrevistados com mais de 65 anos, o padrão de vida caiu. Entre os com 55 a 64 anos, o percentual chega a 38%.

Ao mesmo tempo, eles têm que cuidar dos pais e dos filhos, sendo classificados como "geração sanduíche". Para 35% deles, os filhos dependem mais deles do que eles gostariam.

Empresária ativa há 68 anos

Aos 89 anos, Lélia Gonçalves Bedran, proprietária da Casa Pérola, unidade do bairro Floresta, na região Central de Belo Horizonte, se mantém na ativa há 68 anos. "Eu nunca pensei em idade, não penso sobre o envelhecimento. Aliás, é fato que as pessoas estão vivendo mais", diz.

Ela conta que nunca pensou em parar de trabalhar. "Quero continuar, enquanto eu tiver bem", frisa. Adaptada aos tempos atuais, ela usa a internet e o WhatsApp, o que confirma o levantamento da -BH: 90% dos mineiros com mais de 55 anos possuem smartphone.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.