Leitura de notícia
Portal EM ( Gerais ) - MG - Brasil - 22-08-2018 - 06:03 -   Notícia original Link para notícia
Chances no mercado de trabalho

Estado de Minas Digital
Nem a palavra "idoso" é bem aceita hoje para identificar quem passou dos 60 anos. Uma a cada três pessoas com mais de 55 anos prefere aplicar o termo "maduro" a essa faixa etária em plena atividade. Somente um em cada 10 considera o termo "idoso" adequado. "Trata-se de um novo conceito de idoso. E seria importante que não usássemos uma nomenclatura que não os representa, idoso como construção social, que era a pessoa com muleta. Precisamos revisitar esse conceito", explica Lívia Hollerbach, cofundadora da Pipe.Social e uma das idealizadoras da pesquisa "Tendências do mercado prateado de Minas Gerais".

Segundo o estudo, entre os que trabalham na faixa de 55 anos a 64 anos, 31% são autônomos, 13% empresários, 17% funcionários em período integral e 4% são funcionários em um dos períodos. Entre os entrevistados com mais de 55 anos, 22% afirmaram que não há vagas no mercado de trabalho para pessoas dessa idade. "Queremos transformar Belo Horizonte na capital dos 60 , ou a capital da geração prateada. Queremos mostrar o benefício do jovem e do mais experiente. Eu, por exemplo, contratei um funcionário de 59 anos há três semanas. É uma pessoa estável, mais equilibrada, que vai agradecer a oportunidade de estar aqui e, consequentemente, ficar mais tempo na empresa. É preciso reconhecer a qualidade", diz o presidente da /BH, .

Por isso, a /BH pretende acionar o governo do estado, a prefeitura da capital, outras entidades de classe e representantes da sociedade civil para, em conjunto, planejarem ações voltadas especificamente para essa parcela da população - o que inclui planos de mobilidade urbana, acessibilidade, programas de saúde e prevenção de doenças, de cultura e lazer, atendimento qualificado, além de outras iniciativas. "Temos que criar o melhor ambiente de trabalho e de negócios. Se a pessoa já entra na empresa sendo tratada como velho, isso destrói o relacionamento e a desmotiva", afirmou Falci. A /BH também vai iniciar um trabalho para qualificar os seus associados, comerciantes e prestadores de serviços para entender e atender melhor esses consumidores, que crescem a cada ano.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.