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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 12-08-2018 - 11:04 -   Notícia original Link para notícia
Chope em casa

Bebidas de todos os tipos, especialmente as artesanais, são os produtos mais concorridos nos serviços de delivery na capital mineira


Augusto Guimarães Pio


Publicação: 12/08/2018 04:00



Além de entregar o chope, os sócios Júlio César Ribeiro e Gabriel Barboza na Chopp em BH Delivery, alugam chopeiras

O serviço de delivery em BH está em franco crescimento e cada dia mais promissor. A comodidade de poder comprar e receber tudo ou quase tudo em casa, sem precisar se locomover até o fornecedor, é um dos grandes atrativos oferecidos. Para fazer frente à demanda e acompanhar o ritmo do mercado, empresários dos mais variados ramos optam pelo sistema. Um dos grandes filões é o ramo das bebidas. Vitor Abdo Magalhães Siman, gerente do SOS Goró, entrega cervejas comuns e artesanais, nacionais e importadas, 10 tipos de chope, vinhos, espumantes, destilados, sucos, refrigerante, carvão, gelo, carnes, congelados, sorvetes, picolés, variedade de queijos mineiros e especiais, doces da roça, quitandas, bolos, lanches, café, petiscos, caldos, tabacaria, balas, chocolates e presentes.




"Entregamos todos os produtos comercializados na loja. Para a comodidade do cliente, realizamos entrega imediata ou sob encomenda. Atendemos em um raio de 10 quilômetros da loja física, localizada na região da Savassi. Para locais mais distantes, é preciso fazer consulta por telefone. No caso do chope, o cliente pode escolher como vai querer: no copo, growler, torre e/ou barril", avisa Vitor, que também atende nas mesas do estabelecimento.



"A cerveja é o produto mais procurado e vendido", revela Vitor, que conta com 16 colaboradores. "Nosso amplo horário de funcionamento, variada carta de produtos e ótimo atendimento são os diferenciais." Sem revelar o faturamento, ele afirma que o mercado está em amplo crescimento e que espera crescer 20% este ano em relação ao ano passado. Tanto que já está se preparando para ampliar o negócio. Segundo Vitor, até o final do ano conclui a formatação de franquia para a empresa. "Além disso, buscamos sempre ampliar a variedade de produtos e serviços. O SOS Goró foi pioneiro no serviço de delivery de bebidas em BH. Antes não existia a cultura de pedir por telefone a entrega de bebidas em casa. Com o passar do tempo, os clientes foram aderindo à ideia, considerando o conforto, segurança e o custo/benefício", lembra o gerente.
Também acreditando no ramo, Júlio César Ribeiro dos Santos e Gabriel Henrique Barboza montaram o Chopp em BH Delivery, fundado há 12 anos. A loja oferece delivery de chope para festas em geral e também locação de chopeiras. "A procura maior é pela entrega de chope em festas, aniversários e eventos variados", revela Júlio César.



O empresário lembra que, antes, trabalhava como produtor de shows em uma casa noturna da cidade, que, na época, era uma das que mais vendiam chope no Brasil. Foi a partir disso que ele e o sócio resolveram fabricar chope artesanal, ganhando vários prêmios nacionais e internacionais. "Há 12 anos, foi muito difícil, pois tivemos que trabalhar muito, já que o belo-horizontino não conhecia o produto e somente bebia as cervejas tradicionais. Hoje, o mercado sentiu que a cerveja artesanal é um produto diferenciado e com qualidade superior", afirma Júlio César.



"Belo Horizonte sempre foi a capital dos bares e agora é a da cerveja artesanal. Conta hoje com mais de 50 cervejarias na Grande BH e mais os homebrewer (fazedores de cerveja em casa), com tanta oferta e estilos de cerveja. A concorrência ainda é bem apertada, mas, como estamos há 12 anos no mercado, sabemos as facetas do nosso negócio. Tivemos dois anos muito difíceis por causa da crise, mas, mesmo assim, fizemos alguns investimentos e, no próximo ano, vamos ampliar nosso ramo de atividade", revela Júlio César.



Ele acredita que para começar um negócio neste ramo o capital inicial deverá ser da ordem de R$ 120 mil. "Antes, é preciso fazer um estudo profundo do mercado e avaliar bastante para ver se vale a pena. No nosso caso, está valendo. Esperamos para este ano crescimento na faixa de 25% em relação ao ano passado."

ESTILOS Railton Vidal é diretor comercial na Prussia Bier, fundada há quase 4 anos e nove meses. "Oferecemos seis estilos de cerveja em garrafa e chope perene e mais três estilos de forma sazonal somente em chope. Todos estão disponíveis para atendimento em delivery residencial e festas. A procura maior é pelo estilo Pilsen", conta.



A Prussia Bier tem 10 colaboradores muito bem preparados para atender à clientela. "Preocupamo-nos com os detalhes, em criar um produto de alta qualidade, com padrão, atendimento ativo e manutenção que supere a expectativa dos clientes. Gosto de dizer que somos mais que fornecedores, somos parceiros. Toda a nossa operação é própria, desde a venda até a entrega", ressalta Railton Vidal.



"O mercado está instável, porém, próspero para quem está trabalhando de forma profissional. Vale sim a pena investir no ramo, pois precisamos de empreendedores que ajudem a difundir a cerveja artesanal no Brasil", diz o empresário, que espera crescimento de 20% para este ano.

INSUMOS Para Macoud Rademacker, diretor da Dunn Cervejaria, apesar da crise que o país está vivendo nos últimos anos, o mercado se encontra crescente e promissor. "Estamos há 20 meses no setor e temos o delivery de insumos e produtos para a fabricação de cervejas artesanais. Sempre gostamos da gastronomia e de fazer as delícias da mesa. Certo dia, eu e meu sócio resolvemos incluir cervejas no hobby e montamos uma confraria, onde cozinhávamos e fazíamos nossas cervejas. A partir daí foi um pulo para nos dedicar a fazer cerveja, à venda de insumos e a promover cursos básicos de fabricação."



"A nossa empresa tem um perfil dos mais típicos de BH, no que tange às coisas artesanais. Isso está representado pela nossa loja localizada no ponto mais típico de BH, que é o Mercado Central. Estar lá é um dos nossos diferenciais, pois funcionamos todos os dias. É um ramo agradável, no qual as pessoas sentem prazer em degustar um produto que há anos não se via em BH, uma cerveja de puro malte, sem filtragem", garante Macoud Rademacker, que espera crescer 30% este ano.


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