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Estado de Minas Online ( Economia ) - MG - Brasil - 01-08-2018 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Mina$ em foco

As explicações para a ausência do presente dos pais são falta de dinheiro, desemprego e endividamento"
Pais, crianças e Black Friday como alento

Passada a onda negativa que colheu o caixa do comércio durante a greve dos caminhoneiros, no fim de maio, as empresas se reorganizam e elevam, de novo, as apostas, mas com o alerta do antigo ditado: "Cuidado com o andor que o santo é de barro". Ainda pisando em ovos, depois da frustração das expectativas quanto a uma retomada da economia que não veio, os comerciantes de Belo Horizonte estão debruçados sobre o calendário de datas comemorativas mais favorável deste semestre.

O cardápio será servido para tentar fisgar o cliente sumido das lojas em quatro oportunidades de presentear até dezembro, começando pelo Dia dos Pais, dentro de 11 dias, a quinta melhor data de vendas do varejo. Em outubro, será a vez da semana das crianças, seguida, em novembro, da megapromoção Black Friday, e, claro, o festejado Natal. Embora sem o prestígio das mães e o apelo, digamos, "quase" irresistível de presenteá-las, os pais são dignos de promoções com descontos surpreendentes, se verdadeiros, de até 60% num centro de compras de Belo Horizonte.

Uma grande rede de calçados e acessórios resolveu se arriscar no que os especialistas chamam de armadilha pronta para colher consumidores descuidados, e, por consequência, o comerciante, ao oferecer crédito com limite em dobro e dois cartões adicionais por cliente sem custos. Se cada um sabe onde o calo aperta, fato é que na crise os presentes para os pais ganham relevância, ainda que se trate de uma data comemorativa mais setorizada, como lembra o vice-presidente da de Belo Horizonte (-BH), Marco Antônio Gaspar.

"Acreditamos que o consumidor começa a tirar uma nuvem negra da cabeça", afirma. O escuro a que ele se refere é resultado dos impactos da paralisação das estradas, que provocou desabastecimento de produtos e turbinou a lei da economia. Faltando produto, o custo aumentou e o consumidor não foi poupado dos repasses. A inflação subiu em junho e, com isso, sobrou menos dinheiro para o consumo. O lado bom dessa história é o tradicional aquecimento da economia no segundo semestre. "É um período com mais datas comemorativas, mais dinheiro extra, mediante o ingresso do 13º salário na conta do consumidor e completamos 11 meses de queda na inadimplência."

No entanto, traçar estratégias de vendas e criar promoções não é algo fácil, quando a própria -BH constatou que 48,1% dos consumidores estão decididos a não presentear os pais, percentual bem superior aos 31% que anunciaram a opção de desconhecer a data na pesquisa do ano passado. As explicações predominantes para a ausência do presente estão ligadas à falta de dinheiro, ao desemprego e ao endividamento do consumidor.

O medo de se enrolar no orçamento já apertado pode traduzir a escolha do dinheiro como forma de pagamento que será usada por 35,9% dos consumidores ouvidos pela -BH - 301 pessoas, ao todo, entrevistadas de 21 de junho a 4 de julho em BH. Outros 30,2% vão usar cartão de crédito, mas querem pagar mais depressa a dívida. A maioria não pretende passar de três parcelas.

A esperança recai sobre os 51,9% dos consumidores que vão dar presente aos pais e a expectativa dos comerciantes de BH é aumentar as vendas motivadas pela data em 1,98%, frente ao ano passado. A compra será decidida em função dos preços, algo que já tem a atenção das empresas, segundo Marco Antônio Gaspar. "O consumidor consegue, hoje, saber se o preço é, de fato, convidativo. Só o desconto real é que atrai o cliente", afirma. E por falar em preços, as empresas já estão trabalhando nas ofertas que vão lançar durante a Black Friday. Afinal o evento briga pelo terceiro lugar na relação das datas comemorativas, depois do Dia das Mães.

Bolada

R$ 1,81bilhão é a estimativa da /BH do dinheiro que será injetado no comércio em função do Dia dos Pais, comemorado em 12 de agosto

Preço alto

Entre os fatores que podem dificultar as compras para presentear os pais, o principal são os preços altos, de acordo com 46,9% dos consumidores ouvidos na pesquisa deste ano pela -BH. Entre os outros problemas mencionados, estão: atendimento ruim (14,3%); lojas muito cheias (11%); juros altos (10,9%); pouca vaga de estacionamento (7,7%); e qualidade dos produtos (4%).

Vagas abertas

A mineradora Vale anunciou ter aberto 60 vagas para contratação de pessoas com deficiência. Os cargos serão preenchidos em 20 municípios de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte. O processo de seleção acolherá candidatos com mais de 18 anos e que tenham o ensino médio completo. Não é necessário comprovar experiência anterior na função. Os interessados devem enviar currículos para o e-mail recrutamento.selecao.sulleste

@vale.com.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
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