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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 01-08-2018 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Intenção de compras no Dia dos Pais recua na Capital

Segundo a -BH, este ano, 51,9% dos consumidores pretendem presentear, contra 69% do ano passado
Os consumidores belo-horizontinos estão mais cautelosos com as compras do Dia dos Pais deste ano. Levantamento da de Belo Horizonte (-BH) apontou que 51,9% dos consumidores da Capital pretendem presentear na data comemorativa, percentual menor que os 69% registrados em 2017. Entre os 48,1% que não vão comprar presentes, 40% afirmaram que o motivo são problemas financeiros como falta de dinheiro, necessidade de corte nos gastos, desemprego ou endividamento.

A cautela dos consumidores está relacionada à instabilidade econômica do segundo trimestre, e, na avaliação do vice-presidente da -BH, Marco Antônio Gaspar, os reflexos da paralisação nacional dos caminhoneiros, como desabastecimento e consequente aumento da inflação, foram os principais responsáveis pela queda da intenção de consumo para a data neste ano.

"Temos observado uma recuperação da economia gradual e lenta, e a greve provocou um desânimo tanto para o consumidor, quanto para o empresário. Com menos gente comprando, esse é o pior resultado para a data que poderíamos esperar", afirmou Gaspar.

A pesquisa apontou ainda que o tíquete médio dos presentes para este ano deve ser de R$ 113,39, valor 5,56% maior do que o registrado no ano passado. Os consumidores que estão dispostos a desembolsar um valor mais alto neste Dia dos Pais pertencem à Classe A/B (R$ 144,65) e o tíquete médio dos homens será um pouco mais alto (R$ 109,05) do que o das mulheres (R$ 108,64). As pessoas entre 55 e 64 anos apresentaram maior valor para o tíquete médio (R$ 134,73) e os que pretendem desembolsar o menor valor são os consumidores de 25 a 34 anos (R$ 83,34).

Os produtos mais procurados neste Dia dos Pais, segundo o levantamento, serão as roupas, citadas por 38,8% dos entrevistados, seguidas pelos calçados e acessórios (35,4%) e perfumes/artigos de barbearia (9,4%). A estimativa da -BH é de que R$ 1,81 bilhão seja injetado no comércio da Capital em função da data e que haja crescimento de 1,98% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Preços - As incertezas dos consumidores também influenciaram a busca por melhores preços e na escolha da forma de pagamento dos presentes para o Dia dos Pais. Entre os consumidores ouvidos, 27,8% afirmaram que o preço dos produtos é o que mais os atrai durante as compras. Em seguida, 15,3% dos entrevistados ressaltaram a importância da qualidade do produto. O principal fator que pode dificultar as compras, segundo 46,9% dos consumidores, é exatamente o alto preço das mercadorias.

Os dados da -BH mostraram que 85,2% dos consumidores têm o hábito frequente de pesquisar o valor dos presentes em diferentes lojas antes de realizar as compras. Além disso, entre as formas de pagamento disponíveis, o pagamento à vista é a opção para 76,7% dos consumidores, sendo que 35,9% vão utilizar dinheiro e 30,2% vão optar pelo cartão de débito.

"A maioria dos consumidores vai comprar com dinheiro ou no débito e vai pesquisar preços para adquirir sem parcelar e evitar contrair dívidas. Para a maioria, o preço do presente escolhido vai depender da quantidade de dinheiro disponível de imediato", disse Marco Antônio Gaspar.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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