Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 20-06-2018 - 10:43 -   Notícia original Link para notícia
Brasil quer atrair turistas do Qatar

O Ministério do Turismo vai defender a facilitação de vistos para o ingresso de visitantes do Qatar no Brasil. O anúncio foi feito ontem durante reunião em Brasília entre o ministro Vinicius Lummertz e o embaixador do país, Mohammed Al-Hayki, que discutiram a facilitação do fluxo turístico nas duas nações. Atualmente, brasileiros podem visitar o Qatar sem a necessidade do documento por até 30 dias e a ideia é adotar a reciprocidade na medida.

"Essa iniciativa se somaria aos nossos esforços pela adoção do visto eletrônico para viajantes da China e da Índia, permitindo que mais visitantes da Ásia e do Oriente Médio tenham o Brasil como destino por meio de uma grande conexão aérea", ressaltou Lummertz. Ele lembrou ao diplomata que o MTur apoia a abertura do capital de empresas áreas nacionais ao capital estrangeiro, medida que pode baratear passagens e incrementar a atuação de companhias internacionais no Brasil, a exemplo da Qatar Airways.

O projeto que trata do capital de companhias aéreas aguarda votação na Câmara dos Deputados. O ministro sugeriu ao embaixador que Brasil e Qatar promovam uma aproximação entre empresários da área turística, a fim de despertar o interesse por projetos nacionais. Mohammed Al-Hayki destacou que o Qatar é responsável hoje por investimentos de aproximadamente US$ 6 bilhões no País, especialmente na área de óleo e gás, e afirmou que a área de hotelaria pode atrair a atenção do setor privado.

O embaixador do Qatar, que será sede da próxima Copa do Mundo Fifa em 2022, também elogiou a organização do mundial de 2014 no Brasil e manifestou o interesse daquele país em absorver a experiência brasileira. Também participaram da reunião o secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente; o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Rafael Luisi; Ana Paula Cavallaro, secretária do embaixador do Qatar; Geraldo Rocha, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), e o presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, entre outros.

Emirados - Recentemente, o ministro se reuniu com a embaixadora dos Emirados Árabes Unidos (EAU) no Brasil, Hafsa Al Ulama. Os dois acertaram que representantes do MTur e do governo daquele país vão discutir a organização de uma missão oficial aos EAU, a fim de permitir a divulgação de atrativos brasileiros e a apresentação de projetos que possam despertar a atenção de empresários.

Um dos objetivos é favorecer o fluxo de turistas entre os dois países, que tende a crescer a partir da operação, no mês de julho, de cinco voos semanais da Emirates Airlines na rota Dubai-São Paulo-Santiago, no Chile. O ministro citou esforços pela melhoria da conectividade aérea, que tem grandes perspectivas de avanço com a possível abertura de empresas aéreas brasileiras ao capital estrangeiro. "Com a medida, mais empresas poderão atuar no país, permitindo a chegada de novos investimentos e a ampliação de voos e rotas aéreas. Isso é essencial para a expansão do mercado de viagens", observou.

Facilitação- Um acordo bilateral que determina a isenção mútua de vistos entre Brasil e Emirados Árabes Unidos vigora desde 03 de junho deste ano. O texto permite que portadores de passaporte comum em visitas de turismo, negócios ou trânsito ingressem, saiam e circulem livremente pelos dois países por até 90 dias, a cada 12 meses. A entrada de viajantes exige apenas a apresentação, na chegada ao destino, de passaportes nacionais com pelo menos seis meses de validade, sem que seja preciso efetuar o pagamento de qualquer taxa.

A medida não vale para fins de estudo ou trabalho. Nestes casos, são necessárias autorizações específicas, emitidas conforme as exigências de cada nação. As informações são do Ministério do Turismo.


Embaixador do Qatar se reuniu com o ministro Vinicius Lummertz/Roberto Castro/Mtur/divulgação



Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.