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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 16-06-2018 - 10:48 -   Notícia original Link para notícia
Grupo Cimcal assume o controle da Bel Lar

União das duas marcas deve resultar na expansão da rede belo-horizontina para o interior do Estado



O grupo Cimcal, que atua nos segmentos de movelaria, serralheria e materiais de construção na região Centro-Oeste de Minas anunciou a aquisição do controle da Bel Lar Acabamentos, referência no ramo em Belo Horizonte e região metropolitana. A fusão das duas implica no crescimento da rede, na possibilidade de se estender a Bel Lar para o interior, na introdução de novas formas de pagamento e tecnologias para o relacionamento com o cliente e, consequentemente, no aumento das vendas.

Segundo o CEO do grupo Cimcal e, agora também Bel Lar, Túlio Grecco Garcia, as marcas vão manter os seus respectivos nomes. "Com a fusão, nós ampliamos os nossos pontos de vendas. Tínhamos oito lojas da Cimcal no Centro-Oeste mineiro, inclusive uma de iluminação, e somamos agora às três lojas da Bel Lar na RMBH. Vamos continuar com as duas marcas de pontuações independentes, mas com a proposta de, em médio prazo fortalecer esses posicionamentos já existentes. Podemos, em um futuro próximo, por exemplo, trazer a marca Cimcal para a RMBH, focando mais no posicionamento de varejo, que é nosso forte, e agregar produtos que as lojas daqui não trabalham, como por exemplo, material de pintura. Além disso, também temos a intenção de esparramar a Bel-Lar para outros lugares. Acho bem viável no futuro levar a marca para o interior, quando tivermos já com este posicionamento definido das duas marcas. São conceitos diferentes, a Bel-Lar atende um público mais especializado, como designers de interiores, arquitetos, e a Cimcal, o varejo", explica.

Com um estoque avaliado em R$ 20 milhões atualmente, a fusão também propicia que este valor chegue a R$ 23 milhões. Além disso, após a integração dos sistemas, as vendas dos grupos devem crescer em pelo menos 20% ainda este ano. O faturamento da Cimcal no ano passado foi de R$ 122 milhões e, antes mesmo da fusão, a projeção de crescimento do grupo era de 15%.

Dentre as mudanças, a Cimcal pretende agregar fornecedores do interior para as lojas da Bel Lar na RMBH. "Acho que trazer estes fornecedores, oferecer outros produtos, ampliar as opções na linha de metal, de louças sanitárias, por exemplo, vai ajudar a alavancar o faturamento. Abrindo o estoque para as lojas daqui, vamos potencializar os pontos de vendas", prevê Garcia.

Ainda segundo ele, não haverá redução de funcionários, pelo contrário, a soma dos grupos gera 460 empregos diretos. A movimentação financeira implicada na aquisição do controle da Bel Lar pela Cimcal não pode ser divulgada pela empresa.

Planos - As três lojas na RMBH serão mantidas e, provavelmente, reformuladas. A marca conta com a Bel-Lar Exclusive, localizada no bairro Santa Lúcia, a loja matriz, no bairro Carlos Prates, e a Bel Lar Outlet, em Betim. "Queremos, por exemplo, aumentar a atuação da Bel Lar Outlet, onde percebemos um potencial muito maior do que ela tem hoje. É uma loja que funciona junto com a distribuição, focada mais em ofertas, queima de estoque, liquidação, e que tem um giro muito bom com o público de Betim, que pode ainda retirar a própria mercadoria na loja. Neste caso, pensamos em estruturá-la melhor na parte de infraestrutura", comenta Túlio Garcia.

Grupo - O grupo Cimcal conta com oito lojas no Centro-Oeste mineiro, sendo três em Divinópolis, incluindo a loja de iluminação, proposta diferente de atuação da empresa, e as demais em Arcos, Itaúna, Nova Serrana, Oliveira e Pará de Minas. "Estrategicamente, estas lojas fecham o território do Centro-Oeste e permitem atuações muito regionais. Por exemplo, com a loja de Arcos, eu também atendo Bambuí, Lagoa da Praga, Formiga, e outras cidades. Com a loja de Itaúna, eu também cubro a região de Carmópolis de Minas e Mateus Leme", explica.

Cultura do interior - Com a experiência do crediário e boletos como formas de ampliar o leque de pagamento para os clientes, o grupo Cimcal pretende introduzir o mesmo modelo nas lojas da Bel Lar. "O que eu percebi é que no interior existe um jeito mais informal de se fazer negócio, como antigamente, e há ainda este resquício por lá. É o que a gente tenta manter um pouco, essa flexibilidade ao fazer negócio. Lá, temos a cultura de financiar com capital próprio as compras do cliente, parcelar a compra em 10, 12 pagamentos, no crediário próprio da loja ou no boleto bancário. Pensamos em trazer essa possibilidade de pagamento no boleto para cá, que é algo que já existe na Bel Lar, mas para pessoa jurídica, construtoras. A nossa ideia é expandir isso para o varejo, para o consumidor final. E acreditamos que isso pode alavancar as vendas, é um facilitador muito grande para o cliente e democratiza as compras", analisa o empresário.

Novas tecnologias - Ainda sem poder divulgar os detalhes, o grupo vai implantar tecnologias que prometem inovar o relacionamento, a troca de informações com o cliente, a parte logística, comercial e o SAC da empresa.


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