Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Brasil ) - RJ - Brasil - 13-06-2018 - 08:35 -   Notícia original Link para notícia
Aplicativo usa reconhecimento facial para validar identidade


Com acesso a fotos da CNH, app usa inteligência artificial para coibir fraudes


Tecnologias de inteligência artificial estão ajudando no combate a fraudes que geram prejuízos milionários a lojistas, bancos, empresas de telefonia e outros setores da economia. Recursos cada vez mais sofisticados começam a chegar às mãos de qualquer um com um smartphone com conexão à internet.


DIVULGAÇÃONa palma da mão. Aplicativo confirma identidade por foto com alta precisão


Um deles é o aplicativo FaceCheck, que usa sistemas de reconhecimento facial para validar a identidade de uma pessoa no ato de uma compra, contratação de serviço ou de abertura de uma conta bancária. Pelo menos se ela for motorista habilitado. Isso porque, em cooperação com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), os desenvolvedores do software ganharam acesso a 70 milhões de fotos de brasileiros que integram o cadastro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Lançado ontem no Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab Febraban), em São Paulo, o aplicativo vai ajudar a combater o cada vez mais frequente uso de identidades alheias para cometer crimes. Estimase que a cada 16,8 segundos uma pessoa tenta se passar por outra no Brasil em tentativas de fraude. Há casos de inocentes presos por crimes cometidos por outros em seu nome.


Desenvolvido pela Certibio, divisão de biometria da empresa de certificação digital Certisign, o FaceCheck compara uma foto do rosto do potencial cliente ou correntista feita na hora com a imagem associada ao CPF daquela pessoa no cadastro da CNH, administrado pelo Serpro. O aplicativo responde em poucos segundos se são a mesma pessoa, com margem de erro de menos de 1%.


- Queremos oferecer segurança não só para os agentes econômicos mas também para os milhares de cidadãos vítimas de roubo de identidade todos os anos no Brasil - conta Igor Rocha, diretor da Certibio. - Com nosso sistema, o fraudador vai ter mais dificuldade para se passar por outra pessoa.


O FaceCheck funciona usando tanto princípios da biometria quanto o poder da inteligência artificial. O sistema usa mais de mil pontos referenciais no rosto de uma pessoa para calcular medidas únicas, como a distância entre os olhos ou da ponta do nariz à ponta do queixo, para fazer a comparação com a foto no banco de dados das CNH. O algoritmo compensa variações pequenas no posicionamento da face nas duas imagens, como inclinação para um lado, e diferenças na iluminação do ambiente para aumentar a precisão. SISTEMA NÃO SE DEIXA ENGANAR O sistema de inteligência artificial também impede tentativas de "enganar" o serviço com fotos impressas em alta resolução retiradas, por exemplo, das redes sociais das vítimas de roubo de identidade, numa funcionalidade adicional denominada liveness detection ("detector de vida", em tradução livre).


- Com isso, o sistema pode ter certeza de que está fazendo a comparação a partir de uma imagem de uma pessoa viva, obtida ao vivo, naquela hora - diz Rocha, acrescentando que tudo isso será feito sem prejuízo à privacidade dos brasileiros portadores de CNH. - O serviço é fruto de um acordo de cooperação tecnológica com o Serpro, que nos dá acesso ao banco de dados público das fotos da CNH apenas para a comparação e não fornece mais nenhuma outra informação da pessoa. E ele só será usado em uma situação em que a pessoa está informada de que terá sua identidade validada e concordará com isso.


Inicialmente o FaceCheck só estará disponível para clientes institucionais pré-determinados, como bancos, redes de varejo e locadoras de veículos. Mas até o fim do mês o aplicativo deve chegar às lojas on-line para smartphones iOS e Android, mas cobrará pelas pelas consultas. (Cesar Baima)


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.