Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 10-06-2018 - 10:30 -   Notícia original Link para notícia
Vantagens e cuidados ao adquirir franquia de segunda mão

Os motivos para o repasse de franquias são inúmeros e não estão necessariamente ligados ao insucesso dos negócios


Frequentemente, nos deparamos com investidores e empreendedores buscando "bons negócios". Dessa forma, quando eles buscam o sistema de franquias, desejam maior segurança, por se tratar de um segmento que está em expansão nos últimos anos, além de oferecer como maior benefício a transferência de know-how resultante da sua experiência de mercado e de suas pesquisas. Uma grande possibilidade dentro do sistema é o repasse de franquias, que, além desses benefícios, pode oferecer resultados reais. No entanto, demandam cuidados, já que nenhum negócio está isento de riscos ou tem garantia de sucesso.



Os motivos para o repasse de franquias são inúmeros e não estão necessariamente ligados ao insucesso dos negócios. A mudança de planos de vida, uma nova oportunidade de emprego, mudança de cidade ou país, problemas de saúde e, claro, falta de afinidade com a franquia são alguns desses motivos. Ao escolher adquirir uma unidade em funcionamento, esse deve um dos fatores decisivos para análise.



Atualmente, a Lei de Franquias não regulamenta o repasse de uma unidade em funcionamento. Com isso, cabe ao franqueado que deseja repassar informar ao franqueador, para que ele garanta o crescimento saudável da rede, por meio da aprovação de perfil do próximo franqueado. Assim como as obrigações do candidato, as obrigações da franqueadora, como Circular de Oferta de Franquia, DRE e treinamento, também precisam estar assegurados. Por isso, na maioria das vezes, será cobrada além do valor que o proprietário da unidade está pedindo, uma nova taxa de franquia. A partir da assinatura do contrato, o relacionamento entre o novo franqueado e o franqueador passa a ser o mesmo de qualquer outro da rede.
Entre as vantagens oferecidas pelo repasse, as de pular as fases de reforma, escolha do ponto e já começar o negócio operando, e, em algumas vezes, até faturando, são bem atrativas. A opção pelo repasse também pode ser uma forma interessante de reduzir custos, já que a franquia será avaliada de acordo com o seu desempenho e se o faturamento não for dos melhores, mas se existirem possibilidades de melhoria, principalmente na gestão, essa pode ser uma excelente oportunidade. Um ponto comercial já consolidado e uma carteira de clientes já conquistada são outros grandes benefícios.



Caso o negócio não esteja indo tão bem, pode se tratar de um problema de gestão, mas também pode ser problema com a estrutura da franqueadora, o suporte oferecido, o ponto comercial e a aceitação dos clientes para o produto, entre outros. Isso gera desconfiança em alguns empresários, que sempre associam repasse a problemas financeiros.



O cuidado ao adquirir uma dessas franquias deve ser ainda maior. Certificar-se de que não existam pendências financeiras é ponto decisivo para a continuidade da negociação. A pesquisa é a fase mais importante e deve incluir a conversa com outros franqueados, com clientes, avaliação do ponto comercial, pesquisa sobre o setor e o mercado, com os funcionários. Testar os produtos e serviços oferecidos pode ser um bom demonstrativo do desempenho da franquia.



Analisar, de fato, o valor de investimento, e comparar com os benefícios e desafios oferecidos pelo empreendimento, a fim de avaliar se os valores realmente compensam, é indispensável. Também é importante pensar na equipe, recontratar os funcionários e atualizar seus contratos para evitar problemas, como causas trabalhistas. Por fim, deve-se pensar no contrato de aluguel e como será o relacionamento depois da entrada de um outro gestor.
Os repasses podem ser oportunidades muito interessantes, mas precisam ser decisões bem analisadas e seguir as recomendações para qualquer empresa bem-sucedida.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.