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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 06-06-2018 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Dia dos Namorados é esperado com otimismo

Lojistas de Belo Horizonte projetam alta de 2,3% nas vendas neste ano
O Dia dos Namorados é aguardado com otimismo pelos empresários belo-horizontinos. No entanto, a paralisação nacional dos caminhoneiros pode impactar nos resultados esperados para as vendas na data comemorativa. Levantamento divulgado ontem pela de Belo Horizonte (/BH), realizado antes da greve, apontou que 57,5% dos entrevistados estão otimistas. O percentual é menor do que o do ano passado, quando alcançou a marca de 65%, devido principalmente à proximidade da Copa do Mundo neste ano.

Os lojistas mais confiantes são dos segmentos de vestuário, calçados, bijuterias e joias, produtos tradicionais para a data comemorativa. A estimativa, segundo a pesquisa, é de que seja registrado um aumento de 2,3% nas vendas do mês de junho, em relação ao mesmo período de 2017 e que R$ 2,09 bilhões sejam injetados na economia da Capital.

A expectativa positiva pode ser atribuída à melhora do cenário macroeconômico, na avaliação do vice-presidente da /BH, Marco Antônio Gaspar. No entanto, ele ressaltou que o otimismo provavelmente seria menor caso o levantamento tivesse sido realizado após a greve dos caminhoneiros, uma vez que a confiança do consumidor pode ficar abalada. Além disso, o abastecimento de algumas lojas pode ser prejudicado.

"Os lojistas podem não ter recebido toda a mercadoria prevista para a data e o clima de compras fica retraído, o consumidor fica mais inseguro com o ambiente. A greve terminou antes e não deve atrapalhar muito, porém deve ter reflexos porque o abastecimento geral da cidade ainda não se normalizou totalmente. Então, as lojas que não se programaram devem enfrentar problemas", explicou Gaspar.

Tíquete médio - Os lojistas de Belo Horizonte esperam que os consumidores gastem mais com os presentes no Dia dos Namorados deste ano. O tíquete médio esperado é de R$ 141,05, valor 5,95% maior em relação a 2017, quando era de R$ 133,13. Entre os comerciantes entrevistados, 38,2% preveem que o consumidor deve gastar entre R$ 50 e R$ 100. Os empresários das regionais Centro-Sul (R$ 196,11), Pampulha (R$ 193,75) e Nordeste (R$ 165,94) são os que esperam maiores valores para o tíquete médio.

O valor desembolsado pelo consumidor pode variar conforme o tipo de presente escolhido. Segundo os empresários, quem presentear com joias e bijuterias vai desembolsar o maior valor (R$ 210,78), enquanto o custo com roupas deve girar em torno de R$ 151,21 e com os calçados deve ser, em média, de R$ 142,03.

Sobre as formas de pagamento, 67,1% dos lojistas apostam que as compras parceladas no cartão de crédito serão a maioria, seguida pelo pagamento à vista no cartão de crédito (15,0%), cartão de débito (13,4%) e parcelado no carnê/crediário (1,6%). "Essa é uma expectativa dos empresários. No entanto, geralmente a pesquisa com os consumidores mostra que eles preferem mercadorias com preços mais baixos e negociam o pagamento à vista", afirmou Gaspar.

Divulgação - Para tentar alavancar as vendas na data comemorativa, a divulgação dos produtos é a principal estratégia citada por 32,3% dos comerciantes. O meio mais utilizado para isso, segundo 59,4% dos lojistas, serão as redes sociais, uma vez que essa tem sido a forma mais eficiente para expor os itens e chegar até os consumidores.

A decoração da loja (30,3%), o atendimento qualificado (15,0%) e as promoções/liquidações (12,5%) também estão entre as estratégias que serão utilizadas pelos empresários para aquecer as vendas na data.

"Canais como Whatsapp, Facebook e Instagram podem ser usados com menor custo e têm um alcance interessante, por isso são os mais utilizados", comentou o vice-presidente da /BH.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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