Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil | - 03-06-2018 - 12:25 - | Notícia original | Link para notícia |
Sabor japonês conquista mineiros |
Restaurantes que trabalham com a culinária oriental crescem e ganham novos adeptos a cada dia O ramo de comida japonesa se encontra em constante expansão, conquistando um público cada vez maior no Brasil. Dizem que a culinária japonesa chegou ao país com os imigrantes orientais que vieram para trabalhar na lavoura de café, no século 20. Mas, por um bom tempo, era considerada de difícil acesso e exótica. Porém, com o passar dos anos, os pratos orientais foram ganhando terreno e se popularizando.
Para Cássio Arantes Lira, administrador do Kinoko, o mercado já está consolidado na capital mineira. "No nosso caso, já passamos pelo período de maturação e agora estamos buscando expansão, por isso abrimos um sistema de franquia que já está tendo boa aceitação. Temos um diferencial, que é o estilo Kaiten inspirado no conceito gastronomia em movimento, no qual a exposição de pratos variados da culinária japonesa é feita em uma grande esteira rolante, na qual os clientes se servem. Temos um cardápio bem vasto, no qual se incluem as melhores delícias da cozinha japonesa, além de bebidas variadas."
Cássio Arantes acredita que vale a pena investir nesse ramo e calcula que o capital para iniciar um restaurante chegue a R$ 250 mil. "Como já temos o sistema de franquia implantado, o que é bem mais fácil para quem quer empreender no ramo de comida japonesa, é só fazer contato conosco que encaminhamos o interessado à pessoa responsável por esse serviço, que dará todas coordenadas", destaca Cássio. Ele acredita que a empresa crescerá 15% este ano.
"Trabalhamos com muitas promoções, kombos e algumas peças a la carte. A grande procura é pelos combinados promocionais e produtos mais acessíveis", informa Israel Barbeto, que está há 10 anos no ramo e como sócio-proprietário há cerca de dois. "Depois de alguns anos de experiência e de ter feito cursos e participado de workshops, tornei-se sushiman e resolvi abrir um negócio próprio. Vejo que o público vem crescendo com o passar do tempo." O Sonkei Sushi atende 35 bairros da capital.
Embora considere um ramo difícil, Israel Barbeto acredita que vale a pena investir no setor. "É um setor bom para trabalhar, mas que requer conhecimento e muita higiene. O processo de crescimento é lento, assim sendo, toda cautela é pouca. Temos a intenção de expandir o negócio, mas na área de delivery. Vamos observar como a economia se comportará nos próximos anos para ver se vale a pena abrir outras lojas ou um sistema de franquias. Somos novos no mercado, mas é um passo a ser dado mais adiante com certeza."
Helenice Tavares trabalhava antes como funcionária do Banco do Brasil. "Quando me aposentei, resolvi montar um negócio próprio e a culinária japonesa foi a melhor opção. O Tatame tem 25 colaboradores. "Acredito que o diferencial de nosso restaurante para com os concorrentes esteja em alguns fatores, como o tempo de mercado funcionando em um mesmo lugar, a qualidade da comida, os nossos colaboradores, que são todos antigos no Tatame, o fato de sermos uma empresa familiar e por isso estamos presentes durante o dia e à noite, diariamente, o monitoramento de perto, produtos de primeira linha e respeito ao cliente."
Ela conta que tem a ajuda de uma empresa de segurança alimentar que dá todo o suporte, para que possam manter tudo de acordo com o gosto do cliente. "Também proporcionamos sempre treinamentos aos nossos colaboradores. Temos já uma clientela fidelizada e determinados clientes vinham ao restaurante quando ainda eram namorados. Hoje, já com filhos, continuam prestigiando o Tatame." Helenice Tavares diz que está ampliando o negócio, montando um serviço de delivery, cujo atendimento já começa no início de julho. Gabriel Valadares e Israel Barbeto, donos do Sonkei Sushi Delivery e Buffet, consideram que, embora seja concorrido, esse mercado é bom Nenhuma palavra chave encontrada. |
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