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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 03-06-2018 - 12:25 -   Notícia original Link para notícia
Sabor japonês conquista mineiros

Restaurantes que trabalham com a culinária oriental crescem e ganham novos adeptos a cada dia


O ramo de comida japonesa se encontra em constante expansão, conquistando um público cada vez maior no Brasil. Dizem que a culinária japonesa chegou ao país com os imigrantes orientais que vieram para trabalhar na lavoura de café, no século 20. Mas, por um bom tempo, era considerada de difícil acesso e exótica. Porém, com o passar dos anos, os pratos orientais foram ganhando terreno e se popularizando.



 


Para Cássio Arantes Lira, administrador do Kinoko, o mercado já está consolidado na capital mineira. "No nosso caso, já passamos pelo período de maturação e agora estamos buscando expansão, por isso abrimos um sistema de franquia que já está tendo boa aceitação. Temos um diferencial, que é o estilo Kaiten inspirado no conceito gastronomia em movimento, no qual a exposição de pratos variados da culinária japonesa é feita em uma grande esteira rolante, na qual os clientes se servem. Temos um cardápio bem vasto, no qual se incluem as melhores delícias da cozinha japonesa, além de bebidas variadas."
Ele explica que o restaurante também tem um suporte, usado em eventos sociais, como casamentos, jantares, aniversários e formaturas, entre outros. "Vamos até o local e fazemos tudo", orgulha-se Cássio. O Kinoko está completando seis anos e conta com 10 colaboradores.


 


Cássio Arantes acredita que vale a pena investir nesse ramo e calcula que o capital para iniciar um restaurante chegue a R$ 250 mil. "Como já temos o sistema de franquia implantado, o que é bem mais fácil para quem quer empreender no ramo de comida japonesa, é só fazer contato conosco que encaminhamos o interessado à pessoa responsável por esse serviço, que dará todas coordenadas", destaca Cássio. Ele acredita que a empresa crescerá 15% este ano.

COMPROMISSO Para os sócios Israel Souza de Brito Barbeto e Gabriel de Souza Valadares, donos do Sonkei Sushi Delivery e Buffet, inaugurado em 2016, embora seja concorrido, o mercado vai muito bem. "O Sonkei Sushi tem seu nome traduzido e relacionado com a palavra respeito, traduzindo para a língua japonesa. E esse é o compromisso que temos com o cliente. O nosso objetivo é oferecer o melhor da culinária japonesa, com qualidade, agilidade e preço acessível. Trabalhamos com os melhores ingredientes, sempre frescos, selecionados e preparados na hora e, se for desejo do cliente, entregamos em sua residência", garante Israel Barbeto.


 


"Trabalhamos com muitas promoções, kombos e algumas peças a la carte. A grande procura é pelos combinados promocionais e produtos mais acessíveis", informa Israel Barbeto, que está há 10 anos no ramo e como sócio-proprietário há cerca de dois. "Depois de alguns anos de experiência e de ter feito cursos e participado de workshops, tornei-se sushiman e resolvi abrir um negócio próprio. Vejo que o público vem crescendo com o passar do tempo." O Sonkei Sushi atende 35 bairros da capital.
Segundo o empresário, o mercado é bom, mas quando se consegue unir a qualidade dos produtos a um preço acessível. "Com a crise, está difícil, mas ainda é possível trabalhar com bons preços e qualidade. O mercado oscila muito e o problema é que muitos produtos são importados e quando o dólar sobe é terrível", lamenta.


 


Embora considere um ramo difícil, Israel Barbeto acredita que vale a pena investir no setor. "É um setor bom para trabalhar, mas que requer conhecimento e muita higiene. O processo de crescimento é lento, assim sendo, toda cautela é pouca. Temos a intenção de expandir o negócio, mas na área de delivery. Vamos observar como a economia se comportará nos próximos anos para ver se vale a pena abrir outras lojas ou um sistema de franquias. Somos novos no mercado, mas é um passo a ser dado mais adiante com certeza."

ADMINISTRAR CUSTOS
 Para Helenice Busch Tavares e Guilherme Vilela Rabelo, sócios no restaurante Tatame, o mercado é bom, embora tenha caído nos últimos anos. "Confesso que há cerca de quatro ou cinco anos o movimento era muito melhor. Naturalmente, a economia deu um susto em todos, não foi somente em nosso ramo. Acredito que administrar custo seja mais difícil do que a queda de movimento. Mas estamos bem, pois nos preparamos para a queda do mercado. O nosso movimento e o faturamento estão bons. Além disso, não temos nenhuma dívida, o que ajuda bastante", orgulha-se Helenice Tavares.
O Tatame existe há 18 anos e oferece os tradicionais pratos da culinária japonesa. "Além disso, temos algumas opções que pertencem à cozinha chinesa, como rolinho primavera, pastéis, guioza e fry de salmão, entre outros. Temos também opções para aqueles que não gostam de comida crua, que são cozidas ou maçaricadas, e muitas novidades criadas por nós. Para se ter uma ideia, oferecemos cerca de 50 pratos, o que é uma boa opção para os clientes", ressalta a empresária. Ela revela que a demanda maior é pelo sushi de salmão.


 


Helenice Tavares trabalhava antes como funcionária do Banco do Brasil. "Quando me aposentei, resolvi montar um negócio próprio e a culinária japonesa foi a melhor opção. O Tatame tem 25 colaboradores. "Acredito que o diferencial de nosso restaurante para com os concorrentes esteja em alguns fatores, como o tempo de mercado funcionando em um mesmo lugar, a qualidade da comida, os nossos colaboradores, que são todos antigos no Tatame, o fato de sermos uma empresa familiar e por isso estamos presentes durante o dia e à noite, diariamente, o monitoramento de perto, produtos de primeira linha e respeito ao cliente."


 


Ela conta que tem a ajuda de uma empresa de segurança alimentar que dá todo o suporte, para que possam manter tudo de acordo com o gosto do cliente. "Também proporcionamos sempre treinamentos aos nossos colaboradores. Temos já uma clientela fidelizada e determinados clientes vinham ao restaurante quando ainda eram namorados. Hoje, já com filhos, continuam prestigiando o Tatame." Helenice Tavares diz que está ampliando o negócio, montando um serviço de delivery, cujo atendimento já começa no início de julho.


SERVIÇO
Kinoko
(31) 2535-2550
www.kinoco.com.br

Sunkei Sushi, Delivery e Buffet
(31) 3566-6114
www.sonkeisushi.com.br

Tatame
(31) 3227-2069




Gabriel Valadares e Israel Barbeto, donos do Sonkei Sushi Delivery e Buffet, consideram que, embora seja concorrido, esse mercado é bom


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