Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 01-06-2018 - 07:54 -   Notícia original Link para notícia
Semana da Gastronomia Mineira começa em 6 de junho

A edição deste ano da Semana da Gastronomia Mineira vai de 6 de junho até 1º de julho e deve reunir cerca de 5 mil participantes em várias atividades na Capital; Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Araxá, no Alto Paranaíba; Ipatinga, no Vale do Aço; Caxambu, no Sul de Minas; e Serro, no Vale do Jequitinhonha. Entre as ações previstas estão a realização de feiras agroecológicas, gastronomia temática em restaurantes, aulas e palestras de capacitação, demonstrações culinárias com intervenções culturais e a entrega de premiações.

De acordo com a diretora da Espaço Ampliar - empresa que faz a gestão do evento -, Flávia Botelho, a edição de 2018 traz como novidade a participação de restaurantes do interior e a realização da Feira Raízes do Campo, que acontece em Jaboticatubas no dia 23 de junho. "O objetivo é descentralizar as ações da Semana de Gastronomia, levando valorização e reconhecimento para todas as partes de Minas. Nosso objetivo é incluir mais cidades a cada ano", pontua Flávia Botelho.

Na programação, toda a parte de capacitação é aberta ao público mediante inscrição no site. As aulas, apresentações da cozinha-show e palestras acontecerão na Cozinha da Escola Mineiraria, no Mercado Central (hipercentro), na Capital. As intervenções e demonstrações serão feitas nos corredores do Mercado e pretendem atingir o público passante. O único evento fechado para convidados é a entrega do Prêmio Eduardo Frieiro, que agracia pessoas e instituições de todo o Estado que mantém a memória da culinária mineira através do seu modo de fazer e da memória de suas receitas centenárias. A cerimônia está marcada para o dia 26 de junho, na Academia Mineira de Letras.

"A gastronomia temática será apresentada por meio de pratos especiais servidos pelos restaurantes participantes. Cada um escolheu uma região de Minas para trabalhar os ingredientes típicos daquela culinária. Essa é uma oportunidade para os chefs se aprofundarem nos conhecimentos sobre a culinária regional e ajudarem a divulgar ingredientes, sabores e toda a rica tradição da cozinha mineira de uma forma autoral. Incentivamos que os preços cobrados sejam acessíveis, como uma forma de ajudar nessa divulgação e valorização da comida mineira", explica a diretora da Espaço Ampliar.

Greve - Uma das preocupações da organização do evento é a falta de insumos causada pela greve dos caminhoneiros, especialmente para os restaurantes participantes. A dificuldade de entrega de ingredientes regionais e frescos levou ao adiamento da estreia dos pratos nos restaurantes, prevista inicialmente para 1º de julho. Um agravante é o feriado prolongado de Corpus Christi, que acontece entre 31 de maio (quinta-feira) e 3 de junho (domingo), que pode dificultar ainda mais as entregas.





As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3786-5747 ou no e-mail: cozinhamineiraria@mercadocentral.com.br.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.