Leitura de notícia
Portal Rádio Caraça FM - Itabira (MG) ( Notícias ) - MG - Brasil - 24-05-2018 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
No dia sem imposto, gasolina é vendida hoje em BH a R$ 2,28

Em tempo de desabastecimento e de alta dos preços dos combustíveis, uma fila que ultrapassa os dois quilômetros chama a atenção de quem passa nas imediações do Posto Pica Pau, no Bairro Barro Preto, na Região Centro-Sul de BH. A gasolina no local está sendo comerializada a R$ 2,28 o litro, valor que corresponde a 47,96% de dedução de imposto.

A promoção do posto faz parte de evento da Câmara de Dirigentes Logistas de Belo Horizonte (-BH) para chamar a atenção do contribuinte para o peso dos impostos na composição dos preços dos combustíveise de outros produtos e serviços consumidos pela população.

O posto Pica Pau participa da 12ª edição do Dia de Liberdade de Impostos, promovido pela Câmara de Dirigentes Logistas de Belo Horizonte (-BH), fica na Avenida do Contorno, 10.325, no Bairro Barro Preto, Região Centro-Sul da capital.

São cerca de 800 lojas participantes da 12ª edição do Dia de Liberdade de Impostos de diversos setores: bebidas e alimentos, itens de papelaria, ótica, vestuário, pet shop, cosméticos, medicamentos genéricos, brinquedos, gasolina, entre outros produtos. Todos com o desconto relativo aos impostos incidentes. A lista, que já reúne mais de 650 mil produtos cadastrados, pode ser acessada no site http://dli.cdlbh.com.br.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), ao todo, o brasileiro trabalha 153 dias do ano só para pagar impostos. Isso corresponde a mais de cinco meses, ou seja, durante esse período todo valor recebido pelos cidadãos é destinado ao pagamento dos tributos. Como a carga tributária vem crescendo a cada ano, esse índice também já aumentou consideravelmente. Na década de 1990 eram 102 dias (três meses e 12 dias), na década anterior, 77 dias (dois meses e 17 dias).

No Brasil, a maior parte da tributação incide sobre o consumo e os salários. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Economia (Cofecon), 72% dos tributos estão concentrados nestes dois pontos, o que desestimula a economia e agrava as desigualdades. Atualmente, segundo o IBPT, mais de 41% do rendimento do cidadão é destinado apenas para o pagamento dos impostos. Além disso, a carga tributária do País corresponde a cerca de 33% do Produto Interno Bruto (PIB).

Estado de Minas

Comentarios


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.