Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 24-05-2018 - 10:58 -   Notícia original Link para notícia
Capital da Moda: selo visa impulsonar o setor em BH

Indústria gera milhares de empregos


Como parte do novo posicionamento turístico de Belo Horizonte, lançado por ocasião dos 120 anos da cidade, comemorados em dezembro passado, com a marca "Belo Horizonte: Surpreendente", foi lançado no fim do mês passado o selo "BH: Capital da Moda".

A moda mineira é reconhecida em todo o Brasil pela qualidade e originalidade. Além das tendências ditadas por diversos estilistas, polos produtivos do interior ajudam a abastecer o mercado interno e incrementar as exportações do País. Juruaia, Jacutinga, que produzem, respectivamente, lingerie e tricô; ambas no Sul de Minas; Nova Serra, que produz calçados, na região Centro-Oeste; centros de vendas como Divinópolis, também no Centro-Oeste; entre outros, demonstram a força da moda feita em Minas Gerais.

Dentro desse sistema, Belo Horizonte se torna a grande vitrine não só do que ela mesma produz, mas de tudo que é feito no Estado. Entre outras iniciativas, a Capital abriga o Minas Trend - considerado o maior salão de negócios em moda do Brasil - e o primeiro Museu da Moda do País.

A cadeia produtiva da moda representa mais de 35 mil empregos diretos no município, considerando apenas os setores do comércio e da indústria. Em Minas Gerais, reúne cerca de 9 mil indústrias e gera 132 mil empregos diretos, em sua maioria, mão de obra feminina.
Para o secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Bruno Miranda, o selo vem reforçar a interlocução do poder público com os atores do segmento da moda. A intenção é que a cadeia produtiva se aproprie do selo, que ele seja utilizado em suas ações e promoções e que, dessa forma, o segmento fortaleça sua própria identidade perante o público local, estadual e nacional.

"É um setor importante na economia da cidade, mas que tem potencial para crescer ainda mais. E é como diz aquele ditado: para que os outros acreditem em você, o primeiro a acreditar deve ser você mesmo. A vocação da cidade para a moda já é comprovada por vários talentos de grande sucesso não só no Brasil como no exterior. Agora queremos mais do que revelar, queremos estabelecer condições para reter estes talentos, fazer com que eles continuem aqui gerando empregos e renda", explica Miranda.

De acordo com uma das articuladoras do movimento Frente da Moda Mineira, Natalie Oliffson, o papel do novo selo é, também, favorecer a articulação entre os diversos membros da cadeia produtiva da moda em Belo Horizonte. "Historicamente o mercado reconhece a cidade como um polo de moda para o Brasil. Temos muitas marcas e criadores.

E para além da indústria, Belo Horizonte tem todo um conjunto de atores que fazem parte da cadeia produtiva que dão para a cidade um conteúdo que define a nossa vocação de Capital da Moda. Apesar disso ser um fato, não existia a articulação da cidade em termos de desenvolvimento econômico e cultural. O decreto de 2012 (Belo Horizonte foi declarada oficialmente Capital da Moda em janeiro de 2012, quando foi sancionada a Lei Municipal nº 10.390) estava somente no papel. O selo para nós é uma costura bem-vinda que pode alinhar a Prefeitura com o setor da moda como uma das facetas que faz de BH uma cidade surpreendente", analisa Natalie Oliffson.

Economia criativa - A moda é uma das cadeias produtivas mais longas e importantes dentro da vocação para a Economia Criativa em Belo Horizonte. É papel da Prefeitura, por meio das secretarias, trabalhar no fomento dessas cadeias, melhorando o ambiente de negócios na Capital.

 "Um dos pontos fundamentais a ser trabalhado é a melhoria do ambiente de negócios da cidade, com menos burocracia, mais agilidade e mais apoio para quem já é empresário e para quem deseja empreender. Este objetivo vem ao encontro da vocação geral da cidade, que é o setor de serviços, diversificado em vários segmentos que se entrelaçam em vários momentos - turismo, moda, cultura e tecnologia, entre outros... Então acreditamos que este tipo de política proporciona um apoio muito grande para segmentos como o da moda, que tem uma parcela muito grande de micros, pequenos e médios empreendedores, além dos microempreendedores individuais. É uma união de forças entre a Prefeitura, o Sebrae de Minas Gerais e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais", pontua o secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico.



Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.