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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 23-05-2018 - 10:44 -   Notícia original Link para notícia
Instituto Gourmet chega ao mercado de Minas Gerais

A recente retomada de status dos profissionais que se dedicam à gastronomia, especialmente os cozinheiros, aliada à crise econômica que fez com que muita gente que perdeu o emprego buscasse uma alternativa empreendedora, fez com que os cursos de culinária pipocassem pelo País. O sucesso dos programas que se dedicam ao tema na TV mostra que a cozinha se transformou, de um ambiente de profissionais mal remunerados, em um espaço de glamour e de realização econômica e pessoal.

Diante desse cenário, o Instituto Gourmet apostou em um nicho de clientes que busca profissionalização. A franquia tem 11 unidades em funcionamento e outras 19 já contratadas. A expectativa da empresa, que acaba de abrir a primeira escola em Minas, no hipercentro da Capital, é fechar o ano com 20 escolas operando.

De acordo com o fundador do Instituto Gourmet, Robson Fejoli, no Estado já estão contratadas unidades para Divinópolis, na região Centro-Oeste, a ser inaugurada ainda em maio; além de Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

"Toda cidade acima de 80 mil habitantes nos interessa. A expectativa esse ano para Minas Gerais é abrir essas quatro unidades, mas o Estado oferece um número muito grande de oportunidades. Acreditamos que deva corresponder a 10% do total dos nossos negócios no futuro. Na Capital devemos abrir outras três escolas, nas regiões de Venda Nova, Barreiro e do bairro Alípio de Melo (região Oeste), que são regiões adensadas e que têm um público que busca por formação profissional", explica Fejoli.

O Instituto Gourmet oferece oito cursos: Confeiteiro Profissional, Doceiro Profissional, Chef Mix, Cozinheiro Profissional, Cake Designer, Food Trucker Profissional, Italian Chef e Chocolateiro Profissional. Para cada curso finalizado, é fornecido um certificado. A empresa foi criada em 2014, ingressou no franchising em 2016 faturando R$ 5 milhões.

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Investimento - O investimento médio para abertura da escola varia entre R$ 250 mil e R$ 400 mil, dependendo do tamanho da cidade e as características do imóvel. As unidades podem atender demandas locais por meio de workshops. "No início contratamos profissionais formados e depois os próprios alunos se transformam em professores. O franqueado não precisa ser culinarista. Ele precisa entender como administrar uma empresa e ter tempo e o capital disponível. A unidade começa com menos cursos, normalmente, confeiteiro, cozinheiro profissional, doceiro profissional e chef mix", pontua o fundador do Instituto Gourmet.


Além da unidade em Belo Horizonte, em Minas Gerais já estão previstas escolas em Contagem, Betim e Divinópolis/Alisson J. Silva


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