Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Opinião ) - MG - Brasil - 23-05-2018 - 11:19 -   Notícia original Link para notícia
Bruno Falci - Brasil, campeão dos impostos

Vivemos em um país campeão na cobrança de impostos, mas que oferece serviços de baixíssima qualidade à população. Essa situação não pode mais ser aceita




Brasil está entre os países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Por isso, o país necessita, urgentemente, de uma reforma tributária, pois os impostos só aumentam, a cada dia. É extremamente necessário que seja feito um amplo debate que explicite e altere a profunda desigualdade do sistema atual, que afeta a produtividade das empresas e gera desigualdades sociais. Melhorar o sistema de impostos, deixando-o menos complexo e mais justo, é essencial para que o país consiga crescer e se desenvolver de forma sustentável.



 O peso dos impostos recai sobre os ombros de toda a população. O consumidor tem sua renda ainda mais corroída, como se não bastasse os exorbitantes tributos embutidos nos produtos. E os empresários, que já se vêm obrigados a diminuir sua margem de lucros, acabam reduzindo mais o seu faturamento. Com isso, muitos negócios e postos de emprego são fechados. O que não é bom para a economia do país e para mais ninguém.


 O empresário brasileiro conhece muito bem a realidade da carga tributária, um dos maiores entraves para o crescimento do Brasil. Os tributos cobrados aqui são muito similares ao de nações desenvolvidas, estando o país no 14º lugar do ranking mundial. A carga tributária do Brasil corresponde a cerca de 33% do Produto Interno Bruto (PIB). Para os consumidores, ela corresponde, em média, a mais de 41% do rendimento bruto de cada cidadão. Por isso, mais uma vez o movimento lojista da capital se une para protestar contra a elevada carga tributária brasileira, com a realização da décima segunda edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI).


 A ação promovida pela de Belo Horizonte (/BH) e pela Jovem será realizada amanhã. O objetivo é conscientizar a população sobre a abusiva carga tributária do país. Durante o Dia da Liberdade de Impostos, diversos estabelecimentos da capital venderão produtos e serviços sem a incidência de impostos.


 Outra grande questão da carga tributária elevada é que não temos os retornos esperados. Se ao menos parte do valor dos impostos fosse revertido para a população, em forma de prestação de serviços públicos de qualidade, não haveria problema. Mas, infelizmente, esta não é a nossa realidade. O retorno para a sociedade é pífio, fazendo com que os brasileiros tenham que pagar por serviços particulares (ou seja, em dobro), como ensino privado, planos de saúde, pedágios, entre outros.


 De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IPBT), entre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem estar da sociedade. Para se ter uma ideia, o Brasil tem uma carga tributária maior do que a da Suíça, que é o país que melhor faz aplicação dos tributos arrecadados, em termos de melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. O Brasil, com arrecadação altíssima e péssimo retorno desses valores, fica atrás, inclusive, de países da América do Sul, como Uruguai e Argentina.


 Vivemos em um país campeão na cobrança de impostos, mas que oferece serviços de baixíssima qualidade à população. Essa situação não pode mais ser aceita. Tornar o sistema tributário brasileiro mais justo, menos regressivo (onerando excessivamente o consumo) e mais neutro (interferindo menos nas relações comerciais) é fundamental.


 Mas toda essa ação só é válida se a população entender como é pesada e injusta a carga tributária brasileira. Temos que lutar para que o Brasil passe por uma reforma tributária que conceda um novo fôlego aos negócios, fomentando o desenvolvimento econômico nacional e, consequentemente, contribuindo com a geração de mais empregos e renda. Somente assim estaremos no caminho do desenvolvimento.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.