Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 23-05-2018 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Dia da Liberdade de Impostos terá adesão de cerca de 800 lojas

/BH prevê descontos em mais de 650 mil ítens
Na expectativa de conscientizar a população e os empresários do alto valor dos tributos incidentes sobre produtos e serviços, o Dia da Liberdade de Impostos (DLI) ganha força e adesão em Belo Horizonte. A 12ª edição da mobilização acontece amanhã e, segundo a de Belo Horizonte (/BH), o movimento que começou com apenas um posto de gasolina reunirá cerca de 800 estabelecimentos, que vão comercializar mais de 650 mil itens com desconto referente ao valor dos impostos. No ano passado, aproximadamente 700 empresas participaram da mobilização e comercializaram mais de 270 mil produtos e serviços a preços diferenciados.

A expansão do alcance do protesto pode ser observada também na diversificação dos setores participantes que, neste ano, abrangem itens como roupas, produtos pets, cosméticos, semijoias, sapatos, brinquedos, alimentos, bebidas, artigos de papelaria, óculos, móveis, acessórios para carro e moto, tratamentos estéticos e outros.

Para o presidente da /BH, , a luta por uma carga tributária mais justa deve ser de todos e o crescimento do movimento está diretamente relacionado à indignação da população e dos empresários com o aumento de tributos que acontece todos os anos e com a inércia e incompetência dos gestores públicos.

"Os investimentos do governo em saúde, educação, transporte e segurança não são proporcionais à carga tributária paga pelos contribuintes e o brasileiro não vê o retorno da arrecadação dos impostos que paga. A carga tributária é imensa, especialmente em Minas Gerais, onde desidrata a economia do Estado e engessa os empresários", afirmou Falci.

Destaques - Entre os principais estabelecimentos que vão participar do Dia da Liberdade de Impostos na Capital estão o Posto Pica Pau, localizado no Barro Preto, que vai vender o litro da gasolina a R$ 2,281, que corresponde a desconto de 47,96% dos tributos diretos incidentes no combustível. A ação é limitada aos primeiros 120 automóveis e 65 motocicletas, mediante ordem na fila e sequência de senhas distribuídas.

Pelo segundo ano consecutivo, a Drogaria Araujo também vai participar do DLI, com mais de 1,3 mil tipos de produtos em todas as unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior de Minas. Todos os medicamentos genéricos serão vendidos com zero de imposto, um desconto de 33,87%, segundo o percentual de carga tributária em medicamentos calculado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). A linha Araujo de Manipulação será vendida sem 11% de impostos, com itens como suplementos, medicamentos, cosméticos e dermocosméticos, homeopáticos, florais e nutricionais.

De acordo com o IBPT, o tributo no valor dos óculos de grau pode chegar a 39,09%, já nos de sol, a taxa é de 44,83%. A rede de óticas Centro Visão vai comercializar mais de 1,5 mil produtos com os descontos referentes aos tributos em suas 19 lojas localizadas em Belo Horizonte e Contagem.

Outra empresa participante da ação amanhã será a Big Z, que comercializa brinquedos, material escolar, itens de papelaria e variedades. As três unidades da empresa vão vender mais de 50 produtos diferentes sem a incidência dos impostos, entre eles mochilas, produto que tem quase 40% do seu valor referente aos tributos.

Combustível e energia - Outro esforço de dirigentes e empresários dos setores de comércio e serviços é uma manifestação durante a tarde de hoje na porta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais contra as altas cargas tributárias, especialmente os recentes aumentos dos combustíveis e da energia elétrica. O objetivo é chamar a atenção dos deputados estaduais para o impacto desses aumentos na vida dos empresários, dos consumidores e no custo de vida da população.

"A indignação da população e dos empresários tem que chegar aos governantes, para tentar sensibilizá-los da nossa angústia e fazer com que tomem atitudes que tornem o Estado mais leve e mais eficiente", disse o presidente da /BH.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.