Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 09-05-2018 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
CDL-BH pede a governo que antecipe salário de servidores

Para comércio, medida é fundamental para ajudar nas vendas da data
Com receio de um impacto negativo nas vendas do Dia das Mães devido à escala de pagamento da 1ª parcela do salário dos servidores públicos de Minas Gerais, anunciada para o dia 16 de maio, a de Belo Horizonte (-BH) solicitou revisão da data, por meio de ofício enviado para o governador Fernando Pimentel.

No documento, o presidente da -BH, , solicita que o governador concentre esforços para que o pagamento do funcionalismo estadual seja antecipado e aconteça antes da data comemorativa, considerada a segunda mais importante para o comércio da capital mineira, atrás somente do Natal. Para Falci, a antecipação deve evitar perdas e prejuízos, uma vez que ajuda a movimentar o comércio e a economia.

"O governo fica com o grande valor gerado pela economia e tem a obrigação de fomentar o desenvolvimento econômico. Infelizmente, medidas como essa atrapalham o crescimento, e o nosso intuito é que não aconteça um abafamento das vendas no Dia das Mães", afirmou o presidente da -BH, que ressaltou ainda que, apesar de tentativas, não houve resposta por parte do governo.

Na avaliação de Falci, a contribuição da data para o aquecimento das vendas e a consequente geração de impostos é importante para o momento de retomada do crescimento econômico. "Quando o comércio perde vendas, a indústria também perde vendas, o funcionário corre o risco de perder salário ou até o emprego e o governo perde impostos. Ao invés de incentivar o giro da economia, o governo prejudica uma retomada do crescimento", disse.

O posicionamento da -BH pretende evitar que se repita o que aconteceu no final de 2017, quando o governo determinou o parcelamento do 13º salário dos servidores e causou reflexos negativos para o comércio durante o Natal, Ano Novo e até no Carnaval. "Quando o governo atrasa seus compromissos com fornecedores e com trabalhadores, o impacto na economia é direto", afirmou Falci.

Expectativas - Levantamento realizado pela -BH mostra que os empresários da Capital estão otimistas com as vendas para o Dia das Mães. O percentual de crescimento esperado (2,76%) é o maior desde 2013, com estimativa de que R$ 2,16 bilhões sejam injetados no comércio durante o mês de maio.

Em 2017, o varejo dava sinais de recuperação e teve alta de 1,25%; nos dois anos anteriores, os percentuais foram de queda de 0,95% e 1,97%, respectivamente.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.