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Brasil Fest Chicago ( Notícias ) - SP - Brasil - 03-05-2018 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Consumidor vai gastar mais no Dia das Mães » Economia » Diário do Comércio

Os acessórios estão entre os itens preferidos citados pelos entrevistados para presentear na data/Alisson J. Silva

O presente de Dia das Mães deste ano deve ser mais caprichado que o do ano passado. Pesquisa da de Belo Horizonte (-BH) apontou que, na Capital, os consumidores calculam gastar, com o presente, um valor médio de R$ 122,75, alta de 14,19% em relação a igual período do ano anterior. O preço está um pouco aquém do esperado pelos lojistas, que é de R$ 130. O número de pessoas que tem intenção de presentear chegou a 81,2%, enquanto no passado esse índice foi de 80,4%. A pesquisa apontou ainda que o consumidor prefere fazer suas compras perto de casa ou trabalho, está de olho nos preços e dará preferência às roupas e ao pagamento à vista.

Na avaliação do vice-presidente da -BH, Marco Antônio Gaspar, a pesquisa com os consumidores confirma a projeção de aumento das vendas de 2,76% em maio deste ano, no comparativo com igual mês do ano passado, o que deve injetar cerca de R$ 2,16 bilhões no comércio da Capital. Esse resultado será atingido com o aumento do tíquete médio do presente.

Ele ressalta que é uma melhora pequena e gradual, acompanhando os avanços da economia que vêm ocorrendo desde o ano passado. "Mesmo sendo um crescimento módico, estamos comemorando porque houve aumento no ano passado e devemos crescer também neste ano", disse.

Como questões que impedem resultados melhores, ele cita as incertezas do ano eleitoral e a alta do dólar. Ele explica que esses fatores levam ao adiamento de investimentos, retardando a abertura de novas vagas de trabalho e deixando o consumidor inseguro.

Só um presente - De acordo com a pesquisa, a grande maioria dos consumidores - 89,3% - pretende dar apenas um presente. No ano passado, esse índice era de 68,4%, ou seja, mais pessoas tinham a intenção de comprar mais de um presente.

O produto preferido dos consumidores na hora de presentear é a roupa, item citado por 31,4% dos entrevistados. Segundo Gaspar, isso ocorre devido à grande variedade de produtos e preços. Em seguida, as mercadorias mais citadas foram perfumes/hidratantes (16,9%) e calçados e acessórios (11,6%).

E, se o tíquete médio é de R$ 122,75, a pesquisa mostrou que 20,4% das pessoas disseram que vão gastar até R$ 50. Outros 30,4% vão comprar produtos de R$ 50,01 a R$ 100. Já aqueles que vão fazer compras de R$ 100,01 a R$ 150 chegam a 25,1%. Ou seja, a pesquisa mostra que 76% das pessoas vão investir em presentes que custam até R$ 150.

Quanto à forma de pagamento, há um descompasso entre o que os lojistas e consumidores pensam. Enquanto a maioria dos empresários (57%) acredita que o consumidor optará pelo parcelamento no cartão de crédito, a maior parte dos consumidores - 42% - disse que pagará em dinheiro, sendo que 20,3% vão usar o cartão de débito. A opção de parcelar no cartão de crédito foi citada por 19,5%.

"O consumidor vem optando por gastar o que tem no bolso. Não deixa de ser um planejamento financeiro. O empresário deve ficar atento a isso e, por exemplo, oferecer descontos nos pagamentos à vista em dinheiro", diz Gaspar.

Conforto - O estudo mostra que o consumidor busca comodidade, com 85,5% das pessoas respondendo que vão fazer suas compras perto de casa ou do trabalho. Com isso, segundo Gaspar, na hora da publicidade, os comerciantes podem priorizar alcançar as pessoas que trabalham ou moram perto do seu comércio. De acordo com os consumidores, os principais atributos observados na hora da compra são preço (31,4%), localização (12,8%) e qualidade do produto (12%).

Ainda segundo a pesquisa, o presente das mães virá acompanhado de comemoração, com 50,1% das pessoas optando por um almoço em casa, com tíquete médio de R$ 95,97. Dos entrevistados, 24,28% disseram que vão almoçar fora, com gasto aproximado de R$ 160,48.

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Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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