Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Sociedade ) - RJ - Brasil - 29-04-2018 - 11:40 -   Notícia original Link para notícia
App facilita o diálogo dentro das empresas

Fundada em 2015, a Qulture.Rocks tem 70 companhias e mais de 28 mil pessoas cadastradas em sua plataforma


F


DIVULGAÇÃOComunicação. Francisco Mello criou a plataforma para tornar feedbacks mais práticos dentro das empresas


eedbacks são muito importantes para melhorar o desempenho dos funcionários. Eles podem ser dados durante uma reunião ou mesmo na pausa para o cafezinho da tarde.


Observando tal cenário, o empreendedor Francisco Mello, de 33 anos, decidiu acrescentar um "toque" de tecnologia a alguns processos recorrentes no mundo corporativo. Foi com esse propósito que nasceu a Qulture.Rocks.


Fundada em 2015, a startup desenvolveu um aplicativo em que os funcionários podem registrar suas metas e também fazer feedbacks e avaliações de desempenho.


Nascido em Campinas (SP), Mello fez administração de empresas e passou por grandes companhias, como o banco de investimento BTG Pactual.


- Quando eu trabalhava no mercado financeiro, sentia falta de ferramentas que oferecessem metas e expectativas claras. Também não havia muitos feedbacks - afirma o empresário.


COMO FUNCIONA


O objetivo da Qulture.Rocks é melhorar os processos de gestão das instituições. Para utilizar o serviço, as empresas pagam uma licença mensal, que gira em torno de R$ 4 mil.


Ao aderir ao sistema, os clientes fazem um treinamento específico e os funcionários recebem um login para utilizar a ferramenta.


Uma das funcionalidades do aplicativo é o estabelecimento de metas. O gestor, por exemplo, pode estipular uma meta para aumentar o faturamento.


- Todos os funcionários da empresa acompanham as metas pelo aplicativo - explica o empreendedor.


A ferramenta utiliza alguns indicadores para avaliar o cumprimento das metas. O acompanhamento mensal dos resultados é um exemplo. Mas se a empresa tiver como objetivo aumentar o faturamento no decorrer dos meses e esse crescimento não for identificado, a plataforma deixará a "meta no vermelho".


- Assim, será preciso executar um plano de ação para reverter a situação - diz Mello.


Outra funcionalidade do aplicativo é a possibilidade de dar e receber feedbacks online.


- Muitas vezes o gestor não tem tempo para fazer os feedbacks presencialmente. Com a ferramenta, ele pode escrevêlos enquanto está no táxi, por exemplo - diz o empresário.


RETORNOS NA PALMA DAS MÃOS


Além do texto, é possível acrescentar algumas hashtags como #mandandobem e #podemelhorar. O funcionário também pode pedir para aos gestores para ser avaliado.


Mello explica que, futuramente, a plataforma suportará a gravação de feedbacks por voz.


- É como se você mandasse uma mensagem de voz pelo WhatsApp - afirma.


As avaliações de desempenho também podem ser feitas por meio da plataforma. O empreendedor diz que elas ocorrem geralmente a cada seis meses e são estruturadas pelo o RH da empresa, de acordo com sua cultura da instituição.



Ao todo, o aplicativo já recebeu 71 mil feedbacks, que estão distribuídos entre as 70 empresas com quais a startup trabalha. E aproximadamente 28 mil já usam sua plataforma. Além disso, a proposta da empresa foi reconhecida internacionalmente e receberá aporte da aceleradora americana Y Combinator.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.