Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Turismo ) - MG - Brasil - 21-04-2018 - 10:44 -   Notícia original Link para notícia
Circuito das grutas terá o primeiro salão de turismo em maio

Evento visa promover a capacitação de gestores da região


Para comemorar os 20 anos da sua formação e fortalecer os vínculos e a capacitação da sua cadeia produtiva, o Circuito Turístico das Grutas promove nos dias 17 e 18 de maio o primeiro Salão do Turismo da região. O evento, que acontece em Sete Lagoas, é gratuito mediante inscrição prévia. Voltado para gestores públicos e privados, tem foco na capacitação. São esperados cerca de 350 participantes por dia.

O Circuito Turístico das Grutas reúne os municípios de Caetanópolis, Cordisburgo, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Paraopeba e Sete Lagoas, na região Central; Baldim, Capim Branco, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, São José da Lapa e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Mais três cidades devem integrar o Circuito em breve: Confins e Matozinhos, na RMBH; e Santana do Pirapama, na região Central.

De acordo com a presidente e gestora do Circuito das Grutas, Adriana Ferreira da Cruz, o plano de trabalho para 2018 dedica atenção especial à capacitação da comunidade. O objetivo é mostrar o potencial turístico da região em suas diversas manifestações e capacitar os diversos entes do trade - públicos e privados - para fazer do turismo um caminho real para o desenvolvimento econômico e social da região.

"Todas as atividades do Salão do Turismo são voltadas para a capacitação e sensibilização da comunidade. De nada adiantará termos uma boa estrutura se não soubermos receber as pessoas. Se não tivermos um sentimento de pertencimento à nossa região e não entendermos o turismo como uma cadeia produtiva que pode dinamizar a economia de todas essas cidades", explica Adriana Ferreira da Cruz.

Entre os principais desafios do circuito estão a própria falta de capacitação e os recursos escassos para a promoção e divulgação. Um dos principais trunfos em termos de infraestrutura é a localização do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Embora Confins ainda não faça parte do Circuito das Grutas, o acesso a Lagoa Santa e outros municípios integrantes é muito mais fácil do que à própria Capital.

Leia também:
Região também guarda tesouros históricos
Atrações vão além das belezas naturais


Hospedagem - "Para bem e para mal estamos muito perto de Belo Horizonte. Muitas pessoas visitam a região mas não pernoitam. Nossa missão agora é mostrar pra quem chega pelo aeroporto que ficar aqui é uma opção econômica e viável. Só em Sete Lagoas e Lagoa Santa são quase 3 mil leitos", pontua a presidente do Circuito das Grutas.

O objetivo é mostrar que a região oferece oportunidades tanto para o turista de negócios como para o de lazer. A realização de eventos é uma das estratégias para divulgar a região. "Percebemos que precisamos apoiar os municípios nessa busca. Através dos eventos podemos mostrar para as pessoas os nossos atrativos naturais e culturais. Em julho será realizado pelo Grupo Uai - formado por 15 hotéis de Sete Lagoas - com nosso apoio, um workshop para promotores de eventos nesse sentido", afirma a gestora.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.