Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 22-04-2018 - 12:45 -   Notícia original Link para notícia
Sonhos estampados

Artista plástica mineira, formada em 2006 na UFMG, cria produtos lúdicos utilizando a serigrafia sobre roupas, acessórios e papelaria


Augusto Guimarães Pio

Trabalhar em uma profissão na qual a pessoa se realiza é o sonho de muita gente. Assim é o caso de Marina Carneiro, que é artista plástica e professora, que conseguiu unir o trabalho à realização pessoal. Decidida a partir para um negócio próprio, ela montou a Mutum Estampas, que oferece produtos de serigrafia sobre roupas, acessórios e papelaria. Esta arte também é conhecida como silk screen, que é um processo utilizado na transferência de imagens para tecidos ou outros tipos de materiais. O grande destaque da serigrafia é a qualidade e durabilidade. O processo é relativamente simples, no qual é usada uma tela que transfere a imagem colorida para o tecido ou qualquer outra superfície onde se deseja imprimir a mensagem.



Para melhor entender, a arte da serigrafia é uma técnica de impressão de desenhos de cores planas por meio de um caixilho com tela. A tinta é colocada sobre uma tela (tecido de seda, de náilon, rede metálica...) com umas regiões permeáveis e outras impermeáveis, de modo a formar um desenho sobre qualquer base, seja papel, metal, ou tecidos, entre outros. Marina está há cerca de dois anos no ramo e garante estar satisfeita com o andamento do negócio. "Com ele consigo unir a minha profissão a uma arte com a qual gosto muito de trabalhar", orgulha-se.



"Sou artista plástica desde 2006, quando ingressei na Faculdade de Belas Artes da UFMG. Desde então, tenho trabalhado com desenho, mas foi em 2016 que comecei a aplicá-los em diversos produtos usando serigrafia e resolvi então criar a marca Mutum Estampas. Nela reproduzo meus desenhos por meio da técnica da serigrafia em vários suportes, como pôsteres, marcadores, cadernos e bolsas, expondo-os em várias feiras e eventos diversos. Em meus trabalhos a temática gira em torno da flora brasileira, principalmente do cerrado mineiro, com desenhos de flores que se mesclam a linhas orgânicas e a texturas diversas", explica a dona da Mutum Estampas.



Sem empregados, Marina, que antes trabalhava com desenho com nanquim e aquarela de corpos humanos, revela que a procura maior é pelos cadernos com estampas em serigrafia. "Faço desenhos exclusivos e eu mesma os imprimo em diversos produtos, usando serigrafia. Também atendo aos pedidos dos clientes e faço da maneira que ele achar conveniente", ressalta a artista plástica, que considera o faturamento bom.



"O mercado é concorrido, mas é possível ingressar nele se você faz um produto diferenciado e de qualidade", garante Marina. "É um setor no qual é preciso muita perseverança e paciência para vencer todos os obstáculos", alerta. Mesmo assim, ela acredita que vale a pena investir no ramo, mas revela que não tem a intenção de ampliar o negócio no momento, como abrir uma loja, por exemplo. "Na realidade, pretendo ingressar no campo das artes plásticas com a serigrafia."
"Este é um ramo no qual é preciso investir bastante tempo e dinheiro, sempre com o objetivo de pesquisar e executar as peças", diz. "Gosto muito do que faço, pois posso fazer os meus próprios horários e posso trabalhar com desenho e criatividade, os quais adoro." Ela acredita que uma das dificuldades do ramo esteja na venda dos produtos. "Isso porque, além de produzir, ainda tenho de vender os produtos que faço."



Marina diz que a clientela da Mutum Estampas, em sua maioria, é de estudantes. "Vendo meus produtos em feiras diversas e também em domicílios. Também faço meus trabalhos sob encomenda e de acordo com o desenho que o cliente deseja, caso ele prefira", avisa.


Gosto muito do que faço, pois posso fazer os meus próprios horários e trabalhar com desenho e criatividade, os quais adoro Marina Carneiro, artista plástica


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.