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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 20-04-2018 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Dia das Mães: vendas devem crescer 2,76% neste ano

Pesquisa da /BH revela expectativa de que R$ 2,16 bilhões sejam injetados no comércio da Capital
Uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães deve aquecer as vendas do varejo na capital mineira neste ano. Pesquisa da de Belo Horizonte (/BH), divulgada ontem, apontou uma expectativa de crescimento de 2,76% nas vendas em maio na comparação com o mesmo período de 2017, o que deve injetar R$ 2,16 bilhões no comércio.

A estimativa é a melhor desde 2013, quando o percentual de crescimento foi de 1,91%. Em 2017, o varejo dava sinais de recuperação e teve alta de 1,25%, nos dois anos anteriores, os percentuais foram de queda de 0,95% e 1,97%, respectivamente. O vice-presidente da /BH, Marco Antônio Gaspar, avalia que, apesar de lenta, os números mostram que ainda existe confiança na retomada.

"Esse número é muito positivo, depois de dois anos de queda e de um crescimento módico no ano passado. Ainda não é um avanço vigoroso, mas está aumentando. O forte apelo emocional leva as pessoas a presentear e a data é uma maneira de ressaltar a importância das mães e o que elas representam na família, mesmo que não seja com um item de alto valor", afirmou.

O avanço da expectativa de vendas para o Dia das Mães é atribuído pelo vice-presidente da /BH à melhora do cenário econômico do País, sobretudo ao crescimento da renda real do consumidor, que reflete em um poder de compra maior. Além da inflação baixa e do expressivo recuo das taxas de juros, Gaspar ressaltou que a queda da inadimplência mostra que o brasileiro está sabendo se planejar melhor financeiramente e isso também possibilita o aumento das vendas.

Termômetro - Com a recuperação gradual da economia e o aumento da renda disponível, as pessoas deverão presentear cada vez mais e, segundo Gaspar, isso já está sendo sentido nas vendas do comércio da Capital, que, em fevereiro registrou crescimento de 3,68%, na comparação com o mesmo mês de 2017, de acordo com dados do Termômetro de Vendas da /BH. No entanto, a redução da taxa de desemprego, na avaliação do vice-presidente, ainda é lenta e, por isso, a expectativa para as vendas do Dia das Mães não foi maior.

"O processo de recuperação, mesmo que em ritmo moderado, do emprego e da renda tende a elevar as vendas do varejo nas datas comemorativas e neste ano isso já será sentido no Dia das Mães. O consumidor ainda tem medo de ficar desempregado e receio de fazer dívidas, comprando mais à vista, o que resulta em um crescimento gradual", ponderou Gaspar.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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