Leitura de notícia
Portal R7 - São Paulo (SP) ( Notícias ) - SP - Brasil - 12-03-2018 - 10:08 -   Notícia original Link para notícia
Comércio de BH dá drible criativo e retoma crescimento

Indicadores mostram que a crise começa a se afastar da capital mineira


Crise pode ser tanto a indesejada palavra com sentido negativo quanto uma sigla (C.R.I.S.E.) na acepção positiva, formada pelas iniciais de cinco lições indispensáveis à cartilha do empreendedor de sucesso: criatividade, reinvenção, inovação, solução e eficiência.

Indicadores oficiais e de entidades de classe mostram que a crise, quando recessão econômica, começa a se afastar da principal atividade econômica de Belo Horizonte, o setor de comércio e serviços, responsável por 65,5% do PIB (Produto Interno Bruto) da capital.

As vendas em 2017, por exemplo, subiram 1,7%. Não pense que o percentual é insignificante. O resultado é comemorado por ter interrompido duas quedas consecutivas - recuo de 4,34%, em 2015, e de 1,49% em 2016.

Ana Paula Bastos, economista da (), explica melhor:

- A queda da inflação e a dos juros e a liberação das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ajudaram a dar um fôlego ao setor. Para 2018, a expectativa é de crescimento. O último indicador a sentir este aumento é o do emprego.

Mas, 2017 já termina com boa notícia. Pela primeira vez em três anos, o saldo entre admitidos e demitidos pelos comerciantes e prestadores de serviços em BH encerrou o acumulado de janeiro a novembro no azul.

De acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), foram criadas 667 vagas. O resultado parece irrisório, mas, assim como o indicador de vendas anuais da (1,7%), freou duas quedas consecutivas. Em 2015, o saldo fora negativo em 14.112 dispensas. Em 2016, em 15.895.


Desta forma, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), indicador calculado pela Fundação Ipead para sintetiza a opinião de consumidores sobre a intenção de compras, cresceu nos últimos meses. Passou de 34,72 em agosto para 36,71 em novembro. O ICC oscila de zero a 100 - quanto mais alto, melhor o resultado.


Empreendedores observam que as estatísticas sugerem que a crise, quando se refere a recessão, já arrumou as malas para partir de vez. Por outro lado, quando se trata da sigla, a crise é sempre bem vinda. O R7 conta, abaixo, histórias de comerciantes e prestadores de serviços que venceram as turbulências econômicas por meio da criatividade, reinvenção, inovação, solução e eficiência.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.