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O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 10-03-2018 - 11:04 -   Notícia original Link para notícia
O Boticário compra Vult Cosméticos

Grupo assume a vice-liderança do setor de maquiagem ao adquirir marca popular


O Grupo Boticário confirmou ontem a compra da brasileira Vult Cosmética. Com a aquisição, o Boticário passa a ser o segundo maior grupo no segmento de maquiagem do Brasil, com 15,3% do mercado, ultrapassando a Natura (11,9%) e ficando atrás apenas da Avon (24,4%). Até então, o grupo ocupava o terceiro lugar (11,3%), e a Vult, o sexto (4%), de acordo com dados da Euromonitor.



GUSTAVO AZEREDO/4-10-2017Expansão. Loja do Boticário no Rio: aquisição da Vult, com 35 mil pontos de venda no país, favorecerá chegada do grupo a segmento mais popular


O valor do negócio, que ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não foi revelado. Os fundadores da Vult, Murilo Reggiani e Daniela Cruz, disseram que permanecerão na empresa.


O Grupo Boticário já tem cinco braços de atuação na área de maquiagem: O Boticário; Eudora; Quem disse, Berenice?; The Beauty Box; e Multi B. No ano passado, a empresa registrou alta de 7,5% na receita bruta, chegando a R$ 12,3 bilhões.


BUSCA DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO


O negócio reforça a estratégia do Grupo Boticário, iniciada em 2010, de ampliar seu alcance no mercado brasileiro de beleza. A Vult, por exemplo, tem forte atuação nas regiões Norte e Nordeste, onde a penetração dos produtos do Boticário não é tão grande. A Vult é conhecida por ter preços mais acessíveis.


- A chegada da Vult complementa o nosso portfólio e fortalece o negócio, que é multimarca e multicanal - destacou Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário.


Elton Morimitsu, analista sênior da Euromonitor International, destaca que a Vult consegue chegar até a lugares remotos, como a Amazônia, com entregas feitas por barco.


- Quando se trata de canais de distribuição, a Vult é conhecida por ter desenvolvido uma boa estratégia entre farmácias independentes. O Boticário pode aproveitar esse conhecimento para aumentar ainda mais as vendas de seus produtos das marcas Boticário e Eudora - avalia o especialista.


A Vult está no mercado desde 2004 e tem 35 mil pontos de vendas ativos no país. Na avaliação de Morimitsu, o Boticário pode usar a aquisição para entender melhor os consumidores em um segmento mais popular, que até então não alcançava.


- A estratégia adotada parece ser bastante semelhante ao que a L'Oréal fez em 2014 quando adquiriu a Niely: estar presente em segmentos e regiões onde o grupo não era tão forte com marca mais adequada - comparou o analista da Euromonitor.


Nos últimos anos, o Boticário tem crescido por meio da expansão de sua rede de franqueados e da criação de novas marcas e modelos de negócios, como o de venda direta. No fim de 2017, a empresa previu a abertura de 70 a 80 lojas este ano, além de testar novos modelos de negócios. Uma das grandes apostas da companhia para este ano é a Multi B, que vende produtos das marcas do grupo em farmácias e perfumarias. É justamente esse o modelo de negócio da Vult - que também conta com quiosques em locais com grande circulação de público, como estações do metrô.


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