Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 24-02-2018 - 10:24 -   Notícia original Link para notícia
Pedido de vistos de brasileiros para Portugal deve ir a 8,7 mil em 2017, alta de 50%

Portugal tem se mostrado um país atrativo para turistas e investidores do mundo todo. Banhada pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Atlântico, a pequena nação de 10 milhões de habitantes não é mais vista apenas como uma porta de entrada para a Europa. Com boa infraestrutura, seguro e livre da crise econômica de 2008 - que assolou todo o Continente -, Portugal viu o turismo se transformar em um dos mais importantes setores econômicos do país.

Em 2017, Portugal recebeu 20,6 milhões de turistas, 9% a mais que o ano anterior, sendo 12,6 milhões de estrangeiros. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE), o número de turistas brasileiros que visitaram Portugal em 2017 atingiu recorde de 869 mil pessoas, um aumento de 39% em relação a 2016. Os brasileiros ficaram atrás apenas dos visitantes do Reino Unido, Alemanha, Espanha e França. No ano passado, o crescimento do fluxo de turistas brasileiros em Portugal abrangeu outras regiões do país além da capital, incluindo as ilhas, com destaque para Centro (43%), Algarve (58%) e Açores (141%).

Vistos - De acordo com informações da Embaixada de Portugal em Brasília, no primeiro semestre de 2016 foram emitidos cerca de 3 mil vistos, a maioria para estudantes e aposentados. Até julho de 2017, foram emitidos um volume 30% superior na comparação com igual período de 2016. Em 2016, foram emitidos cerca de 5,8 mil vistos. Os números ainda não foram fechados, mas calcula-se que o aumento em 2017 foi de cerca de 50% na comparação com o ano anterior. O período com maior número de pedidos costuma ser nos meses de julho e agosto, pois as aulas iniciam-se em setembro. Quanto à cidadania não existem números exatos, mas nos últimos seis anos a atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos brasileiros ronda os 9 mil.

Fuga de brasileiros - Para o presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Fernando Meira Ribeiro Dias, embora não existam dados regionais, é possível afirmar que o fenômeno acontece em igual proporção entre os mineiros. O empresário é, também, presidente da Master Turismo, que representa a companhia aérea TAP Portugal em Minas Gerais.

"Essa não é a primeira leva de brasileiros para Portugal. Já tivemos também um movimento de volta, com a crise de 2008, e agora estamos vivendo um momento diferente. Portugal tem sido procurado - não apenas por brasileiros - por pessoas das classes média e alta como uma alternativa de vida. São pessoas já estabelecidas que, muitas vezes, inseguras com a situação econômica e política do Brasil, buscam uma alternativa", explica Dias.
Para atrair esse perfil de público, o país investiu em programas que desburocratizam a entrada de investidores e residentes. Aposentados, por exemplo, podem receber suas pensões sem incidência de impostos por parte do governo português. Existem contrapartidas consideradas suaves, como tempo mínimo de permanência.

O interesse dos mineiros já tem agitado a cadeia produtiva no Estado. Atualmente, a única empresa que faz a rota Belo Horizonte-Lisboa, sem escalas, é a TAP Portugal, seis vezes por semana. Para junho, está prevista mais uma frequência, tornando a rota diária. O estabelecimento de mais uma rota diária para o país também já está em estudos.

"A TAP acaba de comemorar 10 anos de operação em Belo Horizonte, com uma ocupação média de 87% por voo. Em 2016, esse número era de 70%. O estabelecimento de rotas internacionais é determinante, gera muitas oportunidades de negócios e a Câmara Portuguesa incentiva e orienta esse intercâmbio. Temos muitos empresários mineiros negociando e já temos alguns portugueses vindo para o Brasil", revela o presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.