Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil - 15-02-2018 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Corrente pela paz

Quaresma começa com lançamento da Campanha da Fraternidade'2018, cujo tema é o combate à violência. Período é celebrado com missa na Basílica Santuário
Uma corrente de orações contra todos os tipos de violência deu início, na tarde de ontem, ao período da quaresma, com a celebração da missa de quarta-feira de cinzas pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Oliveira de Azevedo. Na Basílica Santuário - padroeira de Minas Gerais -, no alto da , em Caeté, na região metropolitana, muitos fiéis participaram do momento de imposição das cinzas ao som do cântico religioso que lembra "Somos pó e ao pó voltaremos". explicou que os próximos 40 dias representam "um tempo de delicadeza de Deus para conosco" e cabe aos católicos fortalecer seu papel de "embaixador de Cristo na luta contra o mal".

O arcebispo ressaltou que a Campanha da Fraternidade (CF)-2018, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (), lançada ontem, traz como tema Fraternidade e superação da violência e o lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8). "Nosso grande desafio é superar todos os tipos de violência: nas famílias, contra as crianças e mulheres, a crueldade da pobreza e dos que morrem de fome, enquanto uns adoecem de tanto comer". E mais: "O espírito do mal age e toma conta, por isso todos devem se conscientizar da realidade e trabalhar para superar as adversidades. A quaresma é um tempo de reflexão, de falar menos e mais baixo e escutar mais".

Em Belo Horizonte, a CF-2018 será apresentada no sábado, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Região Centro-Sul. Antes, haverá uma caminhada no Centro da capital em direção ao templo, no qual serão realizadas apresentações culturais e visitação aos estandes de pastorais, movimentos e instituições, que mostrarão seus trabalhos. A programação começa às 13h e haverá transporte gratuito saindo de cada uma das regiões episcopais da . Os interessados podem ligar para (31) 3428-8046/ 3423-2187.

PENITÊNCIA destacou a importância da penitência no período iniciado ontem e "fecundo" na vida dos católicos. E citou o jejum, a oração e a esmola como passos fundamentais para levar à purificação. "Jejum não significa privação, mas sim um equilíbrio entre o físico e o biológico, visando à qualidade de vida. Já a esmola nasce de uma palavra de misericórdia e não de um dinheiro que está sobrando, enquanto a oração, de preferência uma experiência silenciosa, é essencial para nosso coração chegar ao coração de Deus".

Morador de Caeté, o casal Fabiano Andrade, engenheiro, e Fernanda Rodrigues, técnica de enfermagem, levou os filhos Gustavo, de 5 anos, e Luíza, de apenas oito meses. "Faço questão de trazer meus filhos, desde pequenos, para participar das celebrações na , principalmente na quarta-feira de cinzas. A quaresma nos leva a pensar, principalmente nessa época em que a vida está muito difícil para todos. O certo é que, com Deus, fica mais leve", disse Fernanda.

Casados há 23 anos, o engenheiro Élcio Pessoa e sua mulher, Érica, de Caeté, assistiram à missa, iniciada às 15h e presidida por e concelebrada pelo reitor do santuário, Fernando César do Nascimento, e o pró-reitor, Carlos Antônio da Silva. Os dois padres foram os primeiros a receber a cruz de cinza na cabeça e depois atenderam os demais presentes também com os sinais na testa.

A maior parte dos moradores que fez fila para receber o sinal da cruz era de Caeté, a exemplo da técnica em patologia Jucélya Silva. Para ela, já se tornou tradição subir a várias vezes no ano. "Vim sozinha e tenho fé em Cristo", afirmou com serenidade.

TRIÊNIO A missa da quarta-feira de cinzas na , a primeira na antiga ermida desde que ela que foi elevada à condição de basílica, em novembro, por decreto do papa Francisco, marca também a contagem regressiva para outro fato importante na história dos católicos de BH. Em 2021, serão comemorados os 100 anos de criação da da cidade. "Considerando a importância desse acontecimento", convida os fiéis "a vivenciar um triênio de preparação para as celebrações".

Em nota, a informa que, para os três anos que antecedem o centenário está sendo planejada uma programação especial, que contempla "o resgate da história da Igreja na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a inauguração de novos templos, criação de paróquias, intensificação dos trabalhos de edificação da , criação e fortalecimento de projetos de acolhimento aos mais pobres". Entre as novidades estará a inauguração do Museu Maria Regina Mundi (do latim, Maria Rainha do Mundo), a ser construído, pela , no topo do maciço e totalmente dedicado a imagens de Nossa Senhora.


Palavras Chave Encontradas: Arquidiocese, Catedral Cristo Rei, CNBB, Dom Walmor, Nossa Senhora da Piedade, Serra da Piedade
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.