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AMIS - Associação Mineira de Supermercados ( Notícias ) - MG - Brasil - 07-02-2018 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Supermercados puxam o crescimento das vendas do comércio no Natal

Essa foi a maior alta em relação às últimas três bases desde a comparação de dezembro de 2014 sobre o mesmo mês de 2013 e superou a expectativa da de Belo Horizonte (/BH). As projeções eram de um crescimento de 1,42% nas vendas em dezembro.

O presidente da /BH, , afirma que a conjunção de alguns fatores econômicos melhorou o poder de compras dos consumidores, impactando positivamente nas vendas. "Além disso, a taxa de juros também favorece o consumo já que o custo para obter crédito tornou-se menor", explica.

Todos os setores apresentaram crescimento nas vendas: supermercados (10,8%); artigos diversos que incluem acessórios em couro; brinquedos; óticas; caça; pesca; material esportivo; material fotográfico; computadores e periféricos e artefatos de borracha (8,24%); vestuário e calçados (7,81%); drogarias e cosméticos (7,79%); papelarias e livrarias (4,23%); móveis e eletrodomésticos (2,84%); veículos e peças (2,73%), e material elétrico e construção (2,22%).

Na comparação de dezembro de 2017 sobre novembro, todos os segmentos apresentaram resultado positivo, também puxado pelos supermercados com avanço de 9,57%. Drogarias e cosméticos cresceram 9,15%; vestuário e calçados (8,9%); artigos diversos (6,62%); móveis e eletrodomésticos (4,74%); papelarias e livrarias (3,67%); material elétrico e construção (2,4%) e veículos e peças (1,36%).

No acumulado de janeiro a dezembro de 2017, as vendas apresentaram crescimento de 0,86%. Também nessa comparação, o resultado das vendas foi positivo para todos os setores: artigos diversos (4,56%); drogarias e cosméticos (2,68%); supermercados (2,11%); vestuário e calçados (1,43%); papelaria e livrarias (1,4%); veículos e peças (1,1%); material elétrico e construção (0,23%); móveis e eletrodomésticos (0,13%).

Expectativa para 2018

Para este ano, a expectativa da /BH é que as vendas do varejo continuem crescendo. De acordo com o presidente da /BH, a melhora da economia, com a queda de alguns indicadores macroeconômicos, como inflação, taxa de juros e número de desemprego devem favorecer esse desempenho positivo. "Estes fatores estão permitindo a retomada do crescimento das vendas, o que também contribui para que os empresários fiquem mais confiantes", conclui.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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