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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 07-02-2018 - 09:57 -   Notícia original Link para notícia
Vendas do Natal são as melhores nos últimos 4 anos

Volume de negócios do comércio de BH avançou 4,51% em dezembro



As vendas do comércio varejista de Belo Horizonte em dezembro apresentaram alta de 4,51% na comparação com o mesmo mês de 2016, registrando o melhor Natal dos últimos quatro anos para o comércio da Capital. O resultado, divulgado ontem pela de Belo Horizonte (/BH), supera as expectativas de crescimento de 1,42% projetadas para as vendas de final de ano e é a maior alta em relação às últimas três bases de comparação.

Na comparação entre dezembro de 2014 e o mesmo mês do ano anterior, as vendas registraram aumento de 1,56%, enquanto a comparação do mesmo período de 2015 com 2014 e de 2016 com 2015 mostraram, respectivamente, quedas de 3,81% e 1,84% nas vendas.

O presidente da /BH, , atribui o bom desempenho principalmente a uma melhora do cenário econômico que, segundo ele, pôde ser observada gradativamente durante o ano passado. A recuperação da atividade econômica com queda da inflação e da taxa de juros somada ao aumento do rendimento real e do poder de compra do consumidor são considerados por Falci fatores determinantes no impacto positivo nas vendas.

"Esse aumento é resultado da melhoria que tem acontecido no cenário financeiro desde o início do ano e que refletiu no otimismo dos empresários e consumidores. A inflação ainda é alta, mas apresentou queda desde o início de 2017, assim como a taxa de juros. O desemprego, que estava aumentando em uma velocidade muito grande, também cedeu. Tudo isso contribuiu para um melhor ambiente, no qual a população tem mais recursos", afirma.

O levantamento mostra ainda que, na comparação de 2017 com o ano anterior, todos os setores apresentaram crescimento nas vendas, com destaque para os supermercados, que aumentaram as vendas em 10,8% em dezembro. O setor de artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha, registrou aumento de 8,24% nas vendas no mesmo período, seguido pelos setores de vestuário e calçados (7,81%), drogarias e cosméticos (7,79%), papelarias e livrarias (4,23%), móveis e eletrodomésticos (2,84%), veículos e peças (2,73%), e material elétrico e construção (2,22%).

No acumulado do ano as vendas apresentaram crescimento de 0,86% entre janeiro e dezembro de 2017. Este é o primeiro aumento nesta base de comparação desde 2014, quando o avanço foi de 2,08%, seguido de quedas de 4,34% em 2015 e de 1,49% em 2016. Já em relação ao mês de novembro, o índice real de vendas registrou crescimento de 5,3%, alta relacionada por Falci ao período de Natal, no qual tradicionalmente as vendas disparam. Na mesma comparação com o mês imediatamente anterior em 2017, todos os segmentos também apresentaram resultado positivo nas vendas. "Para nós, o mês de dezembro realmente é o melhor mês, mas vale ressaltar que a economia vem se consolidando e, na comparação do mesmo período com os anos anteriores, também tivemos um crescimento", avalia.



Expectativas - A melhora de alguns indicadores macroeconômicos como inflação, taxa de juros e número de desempregados são sinais de uma retomada do crescimento da economia do País e fazem com que as expectativas da /BH para as vendas do varejo continuem otimistas.

Nesse contexto, ressalta que os setores de comércio e serviços sentem os reflexos da melhora do cenário econômico e projeta resultados positivos para 2018, considerando ainda o cenário de um ano eleitoral. "Vamos passar por situações políticas que influenciam a conjuntura econômica, mas estamos confiantes na recuperação da economia. Mas, acho fundamental para o País a reforma da previdência para que não exista o risco de um avanço da inflação que pode corroer a renda do brasileiro e abafar o crescimento", comenta.



Resultado registrado no período superou as expectativas do setor, que era de 1,56%/Alisson J. Silva



Disposição de comprar aumenta, aponta Ibevar


São Paulo - O ânimo dos consumidores brasileiros cresceu no último ano. Em dezembro, a disposição de consumidores a comprar era 80% mais alta do que no mesmo mês do ano passado, segundo dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) em parceria com a Epistemics. O indicador, baseado em manifestações de consumidores na internet, vem subindo desde abril do ano passado e, segundo o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo, mostra uma tendência positiva pela frente.

A captura desse maior otimismo faz o Ibevar estimar um crescimento das vendas do varejo para o primeiro trimestre de 2018. A projeção é de aumento real de 5,4% nas vendas do varejo ampliado nos três primeiros meses do ano em comparação com igual período de 2017.

Embora espere um bom primeiro trimestre para o varejo, Felisoni considera que os resultados do ano ainda podem ser influenciados negativamente pelo fato de 2018 ser um ano de eleições. A avaliação é de que o cenário político incerto tende a afetar o humor dos consumidores.

"Essa melhora de ânimo observada até agora influencia as expectativas para 2018, mas é importante ressaltar que o que vai acontecer depende de como se desenrola o cenário eleitoral", comentou. "Tenho a impressão de que o futuro dessa eleição está muito imprevisível", disse. Para ele, a condenação em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode representar um fortalecimento de adversários de centro-direita. Ao mesmo tempo, ele considera que os projetos de centro ainda enfrentam dificuldades em meio ao discurso dos apoiadores de Lula de que ele foi injustiçado.

Outros elementos do cenário tendem a sustentar um ano ainda bom para o varejo, na avaliação de Felisoni. Ele menciona a redução da inflação e das taxas de juros ao consumidor. Além disso, destaca a recuperação do emprego, que, embora de forma lenta, tem ocorrido gradualmente.

O Ibevar modificou pela primeira vez sua metodologia de estudo da intenção de compra. Há anos a entidade estuda o comportamento dos consumidores, mas vinha baseando seus levantamentos em questionários aplicados na cidade de São Paulo. Agora, o estudo se baseia em uma análise de elementos dispostos em comentários na internet. O levantamento do Ibevar e Epistemics analisou uma amostra de 632 mil comentários em vídeos postados online de produtos de bens de consumo durável e estudou as manifestações de intenção de compra.

A pesquisa estudou ainda a disposição de gasto. A quantidade de dinheiro que os consumidores manifestam interesse em gastar cresceu 44,8% em 2017 na comparação com o ano anterior. Houve um salto nesse indicador a partir de setembro do ano passado, o que pode ter sido motivado pela proximidade da Black Friday, evento que marca um pico de vendas no varejo, sobretudo para bens duráveis.

Shopping -  O fluxo de visitantes em shopping centers do Brasil cresceu 2,4% em janeiro na comparação anual, em um sinal de continuidade do movimento de recuperação iniciado em 2017, informou a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)

"O número é relevante porque evidencia um crescimento sobre um número que já era positivo ( 0,22%) em janeiro passado, e marcava o início de uma retomada após um 2016 que registrava quedas a cada mês", disse Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics, em nota.

"Agora, temos um crescimento em dois pontos percentuais, que nos dá confiança e otimismo para 2018", completou Sabini Junior.

Regionalmente, o Sudeste teve o melhor desempenho, com alta de 3,23%, seguido por Nordeste ( 1,89%) e Sul ( 1,12%), mostrou o Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC), desenvolvido em parceria com a FX Retail Analytics.




Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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