Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 04-02-2018 - 12:01 -   Notícia original Link para notícia
Vestidos a caráter

Lojas de tecidos e fantasias comemoram o aumento das vendas neste período que antecede o carnaval e fazem promoções para fidelizar os clientes



Antônio Patrus, diretor da Casa das Fábricas, destaca que a capital mineira vem se tornando polo carnavalesco, aquecendo o comércio de tecidos e fantasias


O período de carnaval representa a oportunidade de aumentar os lucros para empresários especializados do ramo, sejam diretos ou indiretos, além do setor hoteleiro, bares, restaurantes e afins. O comércio de tecidos, fantasias e acessórios, que andou meio devagar há alguns anos, vem dando sinais de melhora significativa desde que BH voltou a promover uma boa folia nas ruas, avenidas e clubes, com direito a blocos e escolas de samba. Para Antônio Patrus, diretor da Casa das Fábricas, a capital mineira vem se tornando um polo carnavalesco, trazendo milhares de turistas de todas as partes de Brasil.

Ele garante que o mercado de fantasias, adereços e acessórios está aumentando bastante nos últimos anos. "Nossa empresa começou a trabalhar com esses artigos em 1980. Como o resultado foi muito bom, demos sequência e fomos ampliando cada vez mais. Hoje, na loja da Savassi, temos um andar inteiro somente com a linha carnavalesca. Por outro lado, continuamos também com os tecidos próprios para confeccionar fantasias, como lamê e cetim liso, estampado, listrado, lurex e paetês, entre outros. Enfim, temos uma linha completa de produtos para o carnaval", orgulha-se o empresário.

Segundo Patrus, a linha de acessórios também é bastante ampla, com arranjos para cabeça, máscaras variadas, plumas, paetês, gliter, fitas, papéis laminados, lantejoulas, strass, chapéus de marinheiro, bombeiros, policiais e penas, entre outros produtos. As fantasias masculinas e femininas são vendidas prontas, tanto para adultos quanto para crianças. "Nesse caso, a variedade é bem grande, com modelos de vampiro, super-heróis, bruxas e piratas. Agora, se o cliente quiser fazer a própria fantasia, oferecemos também variados tipos de tecidos. Não confeccionamos a fantasia, mas podemos indicar costureiras competentes, que podem ajudar o folião", salienta Patrus.

Ele informa que Fantasia BH é o site oficial de artigos para o carnaval da Casa das Fábricas, que está no ramo de tecidos há cerca de 70 anos em BH e hoje conta com 80 colaboradores nas três lojas. Para Maria Isabel Freire, diretora da Spazio Fantasias, houve um decréscimo na demanda, mas, aos poucos, está voltando à normalidade. "Procuramos aumentar as motivações por meio da redução dos preços dos aluguéis e outros atrativos." A loja existe há 14 anos e oferece locação de fantasias e acessórios para adultos. "Estamos com muitas novidades para este carnaval e a procura está intensa pelas fantasias temáticas, trajes típicos, medievais, divertidos, princesas e mascotes, entre outros. Temos também uma linha de cosméticos e maquiagem cenográfica."




Marlene Alvim, proprietária da Encanto Fantasias, diz que este ano a procura já está bem grande




SOB ENCOMENDA Ela explica que a Spazio vende apenas produtos de maquiagem e cosméticos, uma vez que as fantasias são apenas para aluguel. "Temos fantasias masculinas e femininas. Agora, caso o cliente queira, também fazemos sob encomenda. O nosso foco são as fantasias para adultos, mas também temos para crianças. Nos últimos anos, este período carnavalesco tomou maiores proporções em BH e os foliões passaram a investir mais em fantasias, comemorações de rua e clubes", salienta Isabel, que está no ramo desde 2004.

"Além de o nosso produto ser muito diferenciado em termos de design e qualidade, procuramos atender os clientes em todas as necessidades e expectativas. Na Spazio, temos apenas uma unidade de cada modelo, o que torna cada fantasia uma peça exclusiva. Regularmente, oferecemos promoções, como a que está em vigor no momento, ou seja, a cada cinco fantasias alugadas, a sexta sai de graça", informa a diretora.

Maria Isabel considera os momentos de crise como fatores que estimulam a criatividade e novas oportunidades para driblar as dificuldades. "O consumidor é muito seletivo e sobreviverá em qualquer atividade quem se destacar pelo trabalho bem executado", afirma. Ela acredita que vale a pena investir no ramo e justifica: "Trabalhamos com o lado lúdico da vida. É uma energia contagiante. Procuramos exaltar a leveza e a alegria de viver. Ver o brilho nos olhos, a euforia dos comentários e o sorriso no rosto dos nossos clientes depois de um evento é o nosso melhor presente, sinal de que atingimos o nosso objetivo."

Otimista, a diretora espera um bom crescimento para 2018. "Vamos trabalhar com afinco nesse sentido. A empresa oferece três pilares que considero fundamentais para um resultado positivo: produtos de qualidade, bom atendimento e preço. Aliados a um genuíno desejo de satisfazer às necessidades dos nossos clientes, acredito que atingiremos nossas metas para este ano. As promoções são importantes nesse processo."

CUSTOMIZAÇÃO Marlene Alvim, proprietária da Encanto Fantasias, considera o movimento durante o período de carnaval menor do que o de festa junina, mas, este ano, a procura já está bem grande. A loja já está nesse nicho desde 1998 e oferece aluguel, venda e confecção de fantasias e acessórios, além de customização de abadás e camisetas. "Temos fantasias de marinheiros, piratas, família Flintstone, super-heróis, contos de fadas, odaliscas, gregas, Cleópatra, arqueiros, anos 60, melindrosas, gladiadores, medievais e policiais, entre outras. Temos também, para venda, acessórios, spray, coroas, confetes, chapéus, tiaras e colares, entre outros produtos", diz Marlene.

"Fazemos fantasias sob encomenda também. Geralmente, o cliente fornece o modelo desejado e lhe passamos um orçamento. Temos fantasias masculinas e femininas e procuramos atender a todas as faixas etárias, do infantil ao adulto, com suas variedades de tamanhos", ressalta a empresária, que está há 20 anos no ramo e hoje tem quatro funcionários. "Meu interesse pelo segmento despertou quando tive muita dificuldade em conseguir uma fantasia de lobo, em bom estado, para um aniversário infantil. Aí, resolvi montar um negócio."

Diante da situação econômica atual pela qual o país está passando, ela diz que o mercado anda um pouco em crise, mas tende a melhorar. "Esperamos crescer este ano, pois temos de ser otimistas, porém, com os pés no chão. Estamos aguardando uma definição política/econômica para analisar se vale a pena ampliar o negócio."

SERVIÇO
Casa das Fábricas
(31) 3223-1323
www.fantasiabh.com.br

Spazio Fantasias
(31) 3261-8255
www.spaziofantasias.com.br

Encanto Fantasias
(31) 3221-1881
www.encantofantasias.net



Palavras Chave Encontradas: Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.