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O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 28-01-2018 - 12:51 -   Notícia original Link para notícia
Para especialista, inovação é segredo para sucesso de 'start-ups'

Índice de sobrevivência é 'brutalmente pequeno', afirma


Os chineses gastam 1,7 bilhão de horas por dia nos aplicativos da Tencent - o equivalente a 75 milhões de dias, ou 205 mil anos. Tudo isso em apenas 24 horas. De acordo com o balanço do terceiro trimestre de 2017, a base de usuários do WeChat cresceu 15,8%. Eles enviam 38 bilhões de mensagens diariamente. O WeChat já pode, até, ser considerado icônico: desde setembro faz parte do acervo do Museu Victoria & Albert, em Londres, especializado em design. Como se coloca um app em um museu? A instituição instalou uma vitrine onde um celular fica ligado no WeChat.


BRENT LEWIN/BLOOMBERG NEWS/5-2-2014Além do WeChat. Receita do braço de games da Tencent chegou a US$ 4 bi


Os bons resultados não vêm apenas do aplicativo. Só o braço de games da companhia teve um aumento de 48% no faturamento do período em relação aos três primeiros meses de 2016, batendo pouco mais de US$ 4 bilhões.


- O que está por trás da popularização do WeChat são as tecnologias únicas desenvolvidas pela empresa - diz a especialista em marketing de empresas da Cheung Kong Graduate School of Business (CKGSB), em Pequim, Juliet Zhu.


A Tencent é uma das milhares de start-ups chinesas de inovação que vêm se lançando no mercado local e internacional. E é isso o que o governo do presidente Xi Jinping, que anunciou o início de uma nova era para o seu país durante o 19º Congresso do Partido Comunista em outubro, quer ver.


Mas nem todos os casos têm o sucesso retumbante da gigante da internet, hoje a maior inimiga do grupo Alibaba na China. Para Zhu, existe um mercado enorme para inovação e novas tecnologias, embora o índice de sobrevivência de muitas empresas seja "brutalmente pequeno". Isso porque não adianta só copiar as boas ideias, diz:


- O que define quem sairá ganhando é a inovação, a compreensão muito precisa do mercado. É preciso persistir constantemente na inovação.


Segundo Zhu, o mercado chinês tem espaço para que diferentes produtos sejam lançados. Ela explica que hoje a população não quer apenas as marcas de prestígio do Ocidente, mas qualidade de vida e produtos únicos a preços razoáveis. (Vivian Oswald)


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