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O Globo Online (RJ) ( Boa Chance ) - RJ - Brasil - 28-01-2018 - 10:26 -   Notícia original Link para notícia
Produto fitness com vendas encorpadas

Amigos de infância, empresários faturam R$ 8 milhões com fast food de saladas, que tem 21 lojas no Sudeste


Osonho de abrir uma empresa em conjunto era antigo. Mas só começou a tomar forma em 2015, quando os capixabas Vinicius Loyola e Taiguara Moura se reencontraram e retomaram as conversas sobre empreender. No auge da crise econômica, a dupla decidiu investir em alimentação saudável fora de casa, em um modelo de fast food. Foi assim que nasceu a Green Station, um restaurante de salada por quilo. Em 2017, a empresa fechou o ano com faturamento de R$ 8 milhões.


FOTOS DE EDSON CHAGASAmizade. Vinicius Loyola e Taiguara Moura decidiram empreender na crise e obtiveram bons resultados


- A área de alimentação foi a que mais nos chamou atenção. Apesar de não termos experiência no ramo, achávamos que esse mercado não seria tão abalado pela crise - diz Moura.


O modelo foi inspirado em restaurantes fast food saudáveis que já existem nos Estados Unidos, que Loyola conheceu durante uma viagem, em 2013.


Para ganhar o mercado brasileiro, porém, eles apostaram no sistema de pagamento por quilo. Com R$ 30 mil para investir na primeira loja, os sócios tinham pouco espaço para erros no planejamento.


- Tinha o dinheiro reservado, e o Vinícius arcava com todas as despesas que podiam ser parceladas. A gente tinha a ilusão de que as coisas seriam mais baratas. Conversamos com donos de restaurantes do estado e de fora, e a primeira dificuldade foi entender a diferença entre o que estava planejado e a realidade - relembra Moura.


Nos restaurantes da Green Station, os clientes escolhem os ingredientes que querem e as quantidades - há opção de folhas, legumes, proteínas e carboidratos. Atendentes montam o prato, misturam todos os ingredientes e pesam a salada - em média, cada cliente gasta R$ 18 no restaurante. Hoje, já são 21 lojas espalhadas pela Região Sudeste.


O modelo atual foi fruto de várias tentativas na primeira loja. Os empreendedores testaram os produtos que estariam disponíveis para as saladas, para ver quais tinham melhor aceitação do público. Atualmente, os clientes podem escolher entre mais de 30 ingredientes para montar as saladas.


- A gente testou também outras formas de produto, como o restaurante fica aberto das 11h da manhã até às 22h da noite. Pensávamos que precisávamos de um produto voltado para lanches no período da tarde. Pensamos então em vender wraps nas lojas, também personalizados e por quilo, mas não deu certo. Colocar mais esse produto atrapalhava o processo, então a gente decidiu ficar só com a salada mesmo - conta Moura, acrescntando que, atualmente, as lojas já não ficam vazias no período da tarde.


Desde que criaram o negócio, a ideia era expandir por meio de franquias. A primeira foi aberta em abril de 2016, em Vila Velha (ES).


- A gente pretendia abrir as franquias após dois anos, mas no primeiro mês depois de abrirmos a primeira loja, já tinha muita gente perguntando. Então optamos por acelerar os planos e não deixar a oportunidade passar -completa.


Hoje, 17 das 21 lojas da rede são franqueadas. Para 2018, a expectativa dos sócios é triplicar o faturamento do ano passado e inaugurar mais 40 unidades.


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