Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 21-01-2018 - 12:36 -   Notícia original Link para notícia
Hora de aproveitar as ofertas

Livrarias e papelarias estão fazendo promoções em todo o material escolar para atrair pais de alunos que querem economizar neste início de ano


Marilene Malagoli e Eliane Lima, sócias na Panorama Papelaria Ltda., oferecem descontos e parcelamentos em todos os itens

Faltando pouco para a volta às aulas, a correria para a compra de material escolar já é grande nas livrarias. E o momento é de aproveitar as ofertas que o setor está oferecendo, evitando também atropelos de última hora. Uma boa opção para diminuir os custos do material é buscar alguma livraria ou papelaria que aceite livros usados, seja para compra, seja para venda e troca, como na Livraria João Paulo II, com unidades na Região da Savassi e no Centro de BH. O sócio-proprietário, João Paulo Azevedo, ressalta que esse é um dos principais diferenciais da sua empresa, que, além de livros, oferece serviço completo de papelaria e materiais como canetas, lápis, réguas, borrachas e mochilas, entre outros objetos escolares.

João Paulo conta que tudo começou quando ainda era adolescente e a mãe foi comprar alguns livros para ele. "Começamos então a trabalhar somente com a compra, troca e venda de livros usados. Quando formalizamos o negócio e montamos a João Paulo II, passamos a trabalhar também com livros novos e todo o material escolar", lembra o empresário, que está no ramo há 18 anos. "Na realidade, somos uma livraria especializada em livros escolares. Hoje, as pessoas buscam os livros usados não só visando à economia. Temos percebido que, de uns cinco ou seis anos para cá, muita gente tem optado pelos usados por outras questões, como meio ambiente, cidadania e mesmo pela própria economia do negócio."

O empresário ressalta que os pais têm colocado a importância de trabalhar com os livros usados para os filhos. "Diante disso, o preconceito também vai acabando entre os estudantes. Oferecemos livros a partir do 6º ano, sempre atualizados e em bom estado de conservação", afirma. "A pessoa também pode trazer livros usados para abater na compra. Como disse, estes têm de estar atualizados e conservados."

João Paulo diz que os livros são a parte mais cara do material escolar. "Eles representam cerca de 70% a 80% do valor de todo o material. Mas trazendo os livros usados, a média de economia pode significar entre 35% e 40%", garante o empresário, que hoje conta com cerca de 30 colaboradores temporários. Ele revela que o faturamento da empresa é regular, devido à sazonalidade do ramo, e conta que a procura maior nas duas lojas é realmente pelos livros. "No momento, estamos parcelando em até 10 vezes e dando desconto quando o pagamento é à vista", avisa.

O empresário acredita que, além do comércio de compra, venda e troca de livros usados, a João Paulo II tem como diferencial o bom atendimento, o know-how e o preço dos produtos. "Infelizmente, o setor está estagnado em Belo Horizonte. Em razão disso, não estamos vendo a possibilidade de ampliar o negócio no momento. Mas acredito que o mercado esteja recuperando o fôlego e as pessoas já estão deixando de falar em crise. Somos bastante otimistas e estamos prevendo crescimento na ordem de 8% para este ano em relação a 2017."

João Paulo ainda diz que janeiro é a melhor época para o setor. De 15 de dezembro a 15 de fevereiro, as vendas representam dois terços do faturamento anual. "Fora do melhor período, vamos fazendo algumas promoções com o objetivo de alavancar as vendas. Mas o forte mesmo é o mês de janeiro", revela.

FAMÍLIA 

Para Marilene Malagoli e Eliane Lima, que, antes, trabalhavam como professoras e resolveram abrir um negócio próprio, o mercado vai muito bem, principalmente no começo de ano. Elas são sócias na Panorama Papelaria Ltda., fundada há 23 anos. A loja oferece linha completa de material escolar, além de xerox, plastificação, uniformes colegiais, papelaria, presentes e livros. "A procura maior é pelos papéis e canetas", revela Marilene, que considera o faturamento satisfatório.

"Somos uma família de papeleiros. Meu pai trabalhou no ramo de armarinho e, até hoje, aos 92 anos, trabalha com papelaria. Temos dois irmãos que são fortes no mercado atacadista de papelaria em Belo Horizonte. Fomos criados em uma família de comerciantes e gostamos muito do que fazemos. Com todo esse contato, temos a oportunidade de ter um comércio de varejo com ótimos preços, grande variedade e sempre com novidades", garante a empresária.

"Oferecemos atendimento personalizado. Estamos em ótima localização, com produtos de qualidade e bons preços. Como os clientes mesmo dizem, 'o que você precisar, na Panorama tem!'. É um ramo muito difícil de se trabalhar, mas com a nossa experiência conseguimos obter sucesso e superar os obstáculos que aparecem", orgulha-se Marilene.

A Panorama conta com oito colaboradores e, para superar a crise brasileira, procura fazer promoções, oferecer bom atendimento, ter bom estoque, para atender prontamente o cliente. "Trabalhamos com produtos de valor agregado pequeno, então, temos sempre que estar com novidades, oferecendo bons preços e variedades para atrair os clientes e aumentar as vendas, uma vez que as despesas são grandes", salienta Marilene. "Com a situação do país e, por ser um ano de eleição, torna-se um período de incertezas. Assim, se mantivermos o nosso faturamento, somos vitoriosos."

"Nossos clientes são pessoas que acreditam no comércio de rua, porque, quando vêm na Panorama, se encantam com a loja e acabam se tornando clientes e amigos", orgulha-se Marilene. "Na volta às aulas, estamos montando grupos de mães para a aquisição da lista de material escolar com melhor preço e prazo. Estamos com desconto de 15% para pagamento à vista ou no cartão de débito, 10% parcelado em três vezes no cartão de crédito, e 5%, parcelado em seis vezes, no cartão de crédito", avisa.

Com o fim das férias e o começo do ano letivo, as lojas Marisa estão com a promoção "Leve quatro e pague três" para o setor infantil. A ação é uma oportunidade para os pais comprarem mochilas, lancheiras e estojos, além de vestuário em geral. Disponível em algumas lojas da rede e no e-commerce, a linha infantil conta com diversos produtos licenciados de personagens da Disney, Marvel, Galinha Pintadinha e Patrulha Canina. A campanha permanece até o dia 31 deste mês.

Sócio-proprietário da Livraria João Paulo II, João Paulo Azevedo destaca a venda e troca de livros usados como diferenciais


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.