Isto é Dinheiro online ( Economia ) - SP - Brasil | - 13-01-2018 - 10:24 - | Notícia original | Link para notícia |
O mago do fast-food |
Com Taco Bell, KFC e Pizza Hut, o bilionário Carlos Wizard Martins mostra apetite por um segmento que não para de crescer Wizard Martins: "Com a melhora da economia, esse segmento vai disparar" (Crédito: Anna Carolina Negri/Valor ) O empresário Jorge Paulo Lemann, que controla gigantes como Ambev, Kraft Heinz e Burger King, parece não ser o único bilionário brasileiro a enxergar uma mina de ouro do setor de alimentos. Na semana passada, o empresário Carlos Wizard Martins mostrou que está disposto a concorrer pelo posto de "Mago do fast-food" ao fechar um acordo para comprar as operações da Pizza Hut e KFC no Brasil. As marcas pertencem à americana Yum! Brands, maior empresa de restaurantes do mundo, com mais de 20 mil endereços. O valor do negócio não foi revelado. "Vamos abrir 1,5 mil restaurantes em uma década, quase a totalidade delas no modelo de franquia", disse à Wizard à DINHEIRO. "Inicialmente, nossa prioridade será o interior de São Paulo e de Minas Gerais, mas já temos candidatos interessados nas principais capitais do País, inclusive nas regiões Norte e Nordeste." Há dois anos, Wizard já havia trazido para o mercado brasileiro a Taco Bell, de culinária mexicana. O negócio foi fechado pela Sforza, gestora dos investimentos da família, comandada pelos filhos Charles e Lincoln. A Pizza Hut possui, atualmente, 180 unidades franqueadas no País. A KFC, especializada em frango frito, tem 47, das quais 33 são franquias. Pelo contrato entre Wizard e a Yum! Brands, a família Wizard vai comprar as 14 unidades da KFC que pertencem à companhia americana e desembolsará R$ 60 milhões na abertura de 20 lojas próprias da bandeira, em cinco anos. Na Pizza Hut, o investimento será de R$ 75 milhões para inaugurar 35 lojas. "A rapidez com que expandimos a Taco Bell, de 20 lojas em 15 meses, levou a Yum! a nos oferecer esse negócio", acrescenta Charles. A nova ofensiva de Wizard diversifica ainda mais seu portfólio de negócios. Em 2013, depois de vender para a britânica Pearson o Grupo Multi, dono da rede de escolas de idiomas Wizard, por quase R$ 2 bilhões, o empresário comprou a rede de produtos naturais Mundo Verde, que conta com quase 500 unidades no País, e as escolas de ensino de futebol Ronaldo Academy. Para a especialista em gestão de negócios em franquias Ana Vecchi, Wizard está impondo um modelo raro no setor de franquias, em que o ganho de escala é pilar da estratégia. "Quanto mais unidades e mais bandeiras, maior será a força para negociar e atrair investidores", diz Vecchi. "E o setor de fast-food vive um momento de franca expansão." Esse setor é, sem dúvida, um caso a ser estudado. Mesmo com a recessão, cresceu a uma taxa de 10% ao ano há mais de uma década. "Com a melhora da economia, esse segmento vai disparar", acrescenta Wizard. Mas os desafios do bilionário serão proporcionais ao tamanho do negócio. As bandeiras Pizza Hut e KFC já são bem conhecidas do consumidor brasileiro, diferentemente da Taco Bell. "Seduzir o clientes para algo que já foi experimentado é mais difícil do que atrair para um cardápio totalmente novo", diz Paulo Molinari, consultor de franchising. "É uma honra ser comparado a Lemann" Carlos Wizard Martins, em entrevista à DINHEIRO O apetite por investimentos em alimentos e fast-food nos leva, inevitavelmente, a comparar o sr. a Jorge Paulo Lemann. Essa comparação faz sentido? O sr. apostou em alimentos saudáveis, com a Mundo Verde, e em alimentos nem tão saudáveis, como Pizza Hut e KFC. O que motivou a fechar esse acordo? Haverá sinergias entre a Taco Bell e as bandeiras assumidas agora? Os investimentos serão realizados com capital próprio? Nenhuma palavra chave encontrada. |
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